Prefeitura do Rio reinaugura estátua de João Cândido em destaque na Praça Marechal Âncora

Antes localizada na Praça XV, a estátua do Almirante Negro foi levada para a Praça Marechal Âncora de frente para a Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias de Governo e Integridade Pública (Segovi) e de Conservação, reinaugurou nesta terça-feira (22/11) a estátua de João Cândido, o Almirante Negro, líder do movimento conhecido como Revolta da Chibata. A peça foi revitalizada e reposicionada para ganhar mais visibilidade. Antes posicionada na Praça XV, onde ficava atrás da estação do VLT, passou a ocupar um espaço 300 metros adiante, na Praça Marechal Âncora, de frente para o mar.

“É um compromisso da Prefeitura do Rio fazer esta reparação, ouvir a sociedade civil e dar visibilidade a personagens tão importantes na história da cidade e do país. Fizemos as adaptações do espaço para dar um local de protagonismo para esse herói nacional que foi João Cândido”, disse o secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita.

Executado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, da Secretaria de Conservação, a mudança foi feita em duas etapas. Depois de transferido para a Praça Marechal Âncora, o pedestal ganhou revestimento em granito e uma placa informativa. A figura em bronze, em tamanho natural, é assinada pelo artista Valter Brito e passou por limpeza e aplicação de resina protetiva.

A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressaltou a importância de dar o devido destaque a um personagem como João Cândido. “A estátua de João Cândido ganhou uma base menor e se transformou num monumento interativo, onde as pessoas podem se aproximar e tirar fotos ao seu lado. O Almirante Negro, agora, ocupa um lugar de honra”.

Advertisement

A ação é resultado da atuação da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial (Cepir), órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine). E faz parte de um projeto de revitalização dos monumentos da Praça XV, feito pela Conservação dentro das ações da Prefeitura do Rio para celebrar o Bicentenário da Independência. No local, já foram restauradas as estátuas de D. João VI e General Osório, bem como o Chafariz do Mestre Valentim e o Marco à Fotografia.

Sobre João Cândido e a Revolta da Chibata

Filho de negros que haviam sido escravizados, João Cândido Felisberto nasceu em 1880 e entrou para a Marinha aos 14 anos. Foi chamado de Almirante Negro após liderar o primeiro levante da Revolta da Chibata, uma rebelião que aconteceu em novembro de 1910, contra os maus-tratos sofridos pelos marinheiros brasileiros. O movimento queria, principalmente, o fim dos castigos físicos dados a marujos considerados indisciplinados. A punição era aplicada por comandantes brancos em marinheiros que ocupavam postos mais baixos dentro da corporação – grupo formado, em sua maioria, por negros e pobres.

Após tomar uma das embarcações militares atracadas na Baía de Guanabara, os revoltosos, liderados pelo Almirante Negro, afirmavam que, caso as autoridades não decretassem o fim dos castigos físicos, a cidade do Rio de Janeiro seria bombardeada. O governo brasileiro aceitou as condições dos marinheiros e prometeu-lhes anistia, desde que a rebelião acabasse. Entretanto, dias depois do fim da revolta, os rebeldes começaram a ser perseguidos. João Cândido foi preso, chegou a ficar internado em um hospício e acabou expulso das Forças Armadas. Demitido de vários empregos por pressão de oficiais da Marinha, terminou seus dias como pescador e vendedor de peixes.

Filho do Almirante Negro, Adalberto Cândido, mais conhecido como Seu Candinho, estava emocionado com a homenagem. Aos 84 anos, ele lembrou dos tempos difíceis passados por seu pai. “A estátua ficou escondida depois que foi construído o terminal do VLT na Praça XV. O pessoal em situação de rua tirou até a placa de identificação do monumento. Mas agora está num espaço mais bem localizado. O meu pai foi muito perseguido pela Marinha e agora esse reconhecimento deixa a todos nós, da família, muito orgulhosos”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio reinaugura estátua de João Cândido em destaque na Praça Marechal Âncora
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui