A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, trabalha na limpeza e no desassoreamento do Rio Pavuninha, em Curicica. Os serviços beneficiarão mais de 600 metros de canal, com objetivo de melhorar o escoamento do rio.
A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, destaca a importância do trabalho para a região. “A reclamação aqui era, principalmente, em relação aos mosquitos e a limpeza do rio ajuda nisso, além de prevenir alagamentos. Já fizemos em outros momentos e vi extrema necessidade de repetir. Fico feliz em ajudar!”, afirma a subprefeita.
Os trabalhos são executados por uma escavadeira hidráulica, no trecho entre as avenidas Embaixador Abelardo Bueno e a Jaime Poggi. No momento, as equipes atuam na Rua Francisco de Paula.
“O Rio Pavuninha faz parte da programação de limpeza de rios e canais da cidade, que a Rio-Águas realiza durante o ano. Reforçamos os trabalhos na região de Curicica para preparar os cursos d’água para o período mais chuvoso”, aponta o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Do Rio Pavuninha, serão retiradas mais de 2 mil toneladas de material do leito do canal, que representam 166 caminhões de 12 toneladas cheios. Os operários também trabalham na remoção de gigogas do espelho d’água com o auxílio de um barco. A previsão de conclusão dos trabalhos é na segunda quinzena de dezembro. Em Jacarepaguá, o Rio Guerenguê também recebe limpeza das equipes da Rio-Águas, na Taquara.
Ecobarreira instalada no Rio Pavuninha
A Fundação Rio-Águas também acaba de instalar uma ecobarreira no Rio Pavuninha, no trecho entre a Rua Francisco de Paula e Avenida Embaixador Abelardo Bueno, que será um novo ponto de remoção de resíduos pelas equipes de manutenção de canais da fundação e ajudará a manter a limpeza do espelho d’água do rio.