Prefeitura do Rio zera fila de atendimento ao glaucoma

Nos primeiros quatros meses de 2022, mais de 3.600 usuários foram atendidos, permitindo que novos pacientes sejam atendidos com mais rapidez

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Atualmente, o atendimento para glaucoma é agendado com celeridade - Edu Kapps: Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) zerou a fila para consultas e procedimentos voltados para o glaucoma, enfermidade provocada pela elevação da pressão intraocular que pode resultar em lesões no nervo óptico e, em casos mais graves, levar à cegueira. O resultado conta com a contribuição do Centro Carioca do Olho (CCO), que iniciou as suas atividades, em fevereiro deste ano. Nos primeiros quatros meses de 2022, mais de 3.600 usuários foram atendidos, o que permitiu que novos pacientes sejam atendidos com mais rapidez.

Aliado ao forte trabalho do CCO, o aumento do número de unidades conveniadas também ajudou na liquidação da fila do glaucoma, por isso as autoridades da área de saúde do município estão empenhadas em expandir ainda mais essas parcerias. Em 2021, o tempo médio de espera para uma consulta era de dois anos e quatro meses. Atualmente, não há demora para o agendamento.

O oftalmologista e diretor do CCO, Rodrigo Pegado, aproveitou a celebração do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, para destacar a importância do diagnóstico precoce do glaucoma.

“Quanto antes for feito o diagnóstico do glaucoma, maiores as chances de controlarmos a evolução da doença e preservarmos a visão do paciente. Por isso, toda a agilidade no processo entre o momento da suspeita da doença até o paciente chegar no consultório do especialista é tão decisiva. O CCO, um hospital do olho de ponta, com certeza tem grande influência nesse resultado para o município do Rio. Os cariocas ganharam um polo de referência para garantir sua saúde oftalmológica”, explicou o oftalmologista.

Advertisement

Centro Carioca do Olho

Localizado em Benfica, na Zona Norte da cidade, o Centro Carioca do Olho integra o Super Centro Carioca de Saúde, que atende a pacientes das 237 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a capital fluminense, que são encaminhados pelo Sisreg.

Com equipamentos de grande precisão, o Centro realiza consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria.

No local, também é oferecido o serviço da Ótica SUS, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes. Ao longo de 2023, o Centro deve começar a realizar transplantes de córneas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio zera fila de atendimento ao glaucoma
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. falta zerar as outras filas, incluindo as cirurgias que os doutores mandam “inflar” a regulação para não operarem. funciona assim: operam 2 e botam nome de outros 8 para “encher linguiça”. aí cancelam e vão embora tranquilamente no final do dia… (e eu não disse nada).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui