Por meio de uma parceria celebrada pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), órgão atrelado à Prefeitura, e o Seda Education Group, jovens entre 15 e 29 anos, residentes da cidade do Rio de Janeiro, poderão ter acesso a mil vagas para um curso de inglês, do nível básico ao avançado.
Para participar, os candidatos deverão apresentar documento de identidade oficial com foto e um comprovante de residência. As aulas serão totalmente gratuitas. As inscrições vão de 1º a 30 de abril e devem ser feitas nas redes sociais da JUVRio.
De origem irlandesa, a Seda College Online é uma plataforma de ensino de inglês, que oferece acesso a um sistema multimídia com videoaulas gravadas online, e aulas semanais ao vivo, também online. A plataforma oferece ainda vários cursos no site, para que os estudantes aprimorem a sua técnica. Os alunos que se inscreverem terão direito a fazer um teste de nivelamento, antes de iniciar os estudos. Ao fim do curso, os formandos receberão um certificado de participação.
O curso prepara e aprimora o inglês dos alunos para situações de negócios, entrevistas de emprego e para o dia a dia. O curso é dividido em três módulos: iniciante, intermediário e avançado e conta com conteúdos específicos para cada uma fases, e outros módulos voltados para estudo ou trabalho.
“É importantíssimo o aprendizado de uma segunda língua, principalmente o inglês, para conseguir um emprego. Infelizmente, isso está muito distante da realidade dos nossos jovens da periferia e das comunidades cariocas, que não têm condições de estudar e se capacitar como um jovem de classe média alta e, assim, são excluídos das melhores oportunidades de trabalho”, comentou o secretário da Juventude e idealizador da parceria, Salvino Oliveira.
Tiago Mascarenhas, fundador e CEO do Seda Group, afirmou que a educação é a melhor ferramenta para fazer com que o jovem progrida na vida. O aprendizado de uma língua estrangeira, especialmente o inglês, é um divisor de águas profissional e cultural, segundo o executivo.
“Eu também saí da periferia e acho que uma das maneiras que a gente tem de empoderar os jovens, para que tenham um futuro brilhante, assim como nós estamos tendo essa oportunidade hoje, é através da educação. A educação e a capacidade de poder se comunicar num idioma estrangeiro fazem total diferença, porque as possibilidades são feitas de fronteiras. E cada vez que a gente desenvolve mais conhecimento, a gente passa uma nova fronteira”, explicou Tiago Mascarenhas, que possui mais dez empresas.