Prefeitura e Instituto IEVA promovem curso de capacitação para moradores de rua

“Capacitar resgatar vocações, sonhos e o equilíbrio emocional dos participantes" são os objetivos do curso de capacitação em jardinagem e paisagismo do IEVA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Formatura de moradores de rua no curso de paisagismo - parceria entre Prefeitura e Instituto IEVA / reprodução

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Eventos Ambientais (IEVA), formaram mais uma turma no curso de jardinagem e paisagismo. O curso de capacitação é voltado para a ressocialização reintegração de moradores de rua no mercado de trabalho.

Criado em 2009, o IEVA é uma associação sem fins lucrativos focada na promoção de eventos ambientais, sociais e educativos. A instituição é uma das poucas do terceiro setor especializada na Consultoria para Implementação do Rótulo Ecológico ABNT.

Patricia Vieira, assistente social e coordenadora do projeto IEVA destacou que parceria com a Prefeitura, para a oferta do curso tem como objetivo “capacitar resgatar vocações, sonhos e o equilíbrio emocional dos participantes, por meio de humanização e da técnica green coating.” Vieira destacou ainda que, no curso de jardinagem e paisagismo, os alunos aprendem noções de empreendedorismo, de forma a gerarem oportunidades de trabalho e renda para além do mercado formal.    

Alunos do cruso de jardinagem e paisagismo em campo Reproducao Prefeitura e Instituto IEVA promovem curso de capacitação para moradores de rua
Alunos do curso de jardinagem e paisagismo em campo / Reprodução

Todos os alunos são provenientes na Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa (URS), localizada na Taquara, na Zona Oeste da cidade. O espaço foi inaugurado, em maio de 2021, pela então secretária municipal de assistência social, Laura Carneiro. O local tem capacidade para abrigar até 200 pessoas, entre idosos e homens adultos, que têm acesso a biblioteca, cursos de qualificação, horta e atendimento humanizado.

Advertisement

Rodrigo Trota, diretor da URS Haroldo Costa, celebrou a formação de mais turma de capacitação profissional, que permitirá aos egressos tenham uma vida nova, com dignidade e emprego;

“Nós estamos encerrando o curso de jardinagem e paisagismo. Foi extremamente importante ofertar não só o acolhimento, mas também a capacitação profissional para essas pessoas que eram moradoras de rua e hoje buscam uma oportunidade no mercado de trabalho para se reinserir na sociedade,” disse Trota.

Feliz em receber uma nova chance Cícero Araújo, um dos formandos, disse: “Estou terminando hoje o curso de jardinagem, no Haroldo Costa. Vou pegar o meu certificado, que vai me ajudar a concretizar um objetivo  e dar valor a essa profissão, que eu não tinha”.

Luis Carlos, também abrigado no Haroldo Costa, ressaltou que o curso de capacitação acrescentou muito à sua vida, além de ter lhe proporcionado uma contato maior com a natureza.  

“Eu vim agradecer à entidade por ter me ajudado a fazer este curso que acrescentou muito à minha vida. Além do contato com a natureza, vi que a jardinagem e o paisagismo são segmentos por meio dos quais posso empreender,” declarou o novo jardineiro.

A celebração de formatura contou com a participação de integrantes do projeto Cozinha Sustentável, que ensina os alunos a fazer o aproveitamento total dos alimentos.

“O projeto foi pensado para promover a melhoria na qualidade de vida da população, redução de custos ao consumidor e aproveitamento total de partes importantes dos alimentos que antes iriam para o lixo. Com a ação é possível promover a redução do impacto ambiental, que é a nossa expertise. Nosso objetivo é fazer parte de uma teia de solidariedade para mostrar a essas pessoas que, apesar do momento difícil que elas estão enfrentando, elas não estão sozinhas,” explicou Patricia Vieira.

Bufet do projeto Cozinha Sustentavel Reproducao Prefeitura e Instituto IEVA promovem curso de capacitação para moradores de rua
Buffet do projeto Cozinha Sustentável / Reprodução

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura e Instituto IEVA promovem curso de capacitação para moradores de rua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui