Prefeitura encontra berçário de jacarés em Niterói

Durante as obras do novo parque natural no bairro Cafubá, que será inaugurado em 2023, técnicos descobriram um ninho de jacarés com cerca de 25 filhotes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Niterói está construindo um novo parque natural, no bairro Cafubá, e durante as obras os técnicos descobriram um berçário de jacarés, com cerca de 25 filhotes. No futuro, eles será atração principal do Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis que será inaugurado no ano que vem.

O local fica a menos de 10 quilômetros do Centro de Niterói e é um refúgio para quem busca tranquilidade, sejam pessoas ou jacarés.

O berçário dos jacarés fica um pouco mais afastado para se proteger dos predadores na vegetação. Os filhotes nascem com cerca de dez centímetros, mas podem chegar a dois metros e meio. A espécie é conhecida como jacaré-de-papo-amarelo, comum em várias regiões do país. Eles são tímidos, mas adoram dias de sol e calor, onde aparecem mais.

IMG 20221208 WA0016 Prefeitura encontra berçário de jacarés em Niterói
Foto: Reprodução/TV Globo

É a casa deles. Eles aparecem quando querem. Mas eles tão aqui, tem um aqui, outro lá, mas aparecem no sol. Eles gostam do sol”, afirma Andreia Maia, bióloga do Parque Orla.

Advertisement

Os biólogos reforçam que nunca se deve interagir nem alimentar os jacarés. A orientação é apenas observar de longe. No local, os pesquisadores já identificaram 25 filhotes e quatro adultos, mas o número pode ser maior.

A expectativa dos pesquisadores e da prefeitura é que o local seja um ponto de lazer e interação com a natureza.
O projeto da prefeitura inclui um sistema natural de tratamento de água. São jardins flutuantes. As plantas filtram a água da chuva e de três bacias hidrográficas da região. A água limpa cai na Lagoa de Piratininga.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura encontra berçário de jacarés em Niterói
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui