Prefeitura ensina agentes de trânsito a capturar animais de grande porte nas vias da cidade

Objetivo da ação é o resgate dos bichos preservando a sua integridade e salvaguardando as vidas de condutores e agentes públicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/ TV Globo

A Prefeitura do Rio de Janeiro está preparando os seus agentes de trânsito para lidar com animais presentes em ruas e rodovias da cidade. O curso de formação de “cowboys do asfalto” da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) está sendo ministrado pela Vigilância Sanitária.

O objetivo da ação é o resgate dos bichos preservando a sua integridade e salvaguardando as vidas de condutores e agentes públicos. O inspetor de trânsito, Milton Ferreira, contou à Band Rio que, em algumas situações, levou uma “surra” na hora de capturar cavalos e capivaras nas vias da capital fluminense. Em julho, um boi que caminhava na Linha Vermelha sentido Viaduto do Gasômetro chegou parar o trânsito.

A Zona Oeste é a região da cidade com maior incidência de casos, uma vez que concentra a criação de animais desse porte. Entre janeiro e setembro deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses, resgatou 293 animais que foram levados para a unidade Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. Outros 12 foram levados pelos agentes da CET-Rio.

O chefe do setor de apreensão da IVISA-RIO, Frederico Azevedo, relatou que é comum encontrar animais transitando nas vias da capital. Cada espécie com seu grau de agressividade e potencial de manejo.

Advertisement

“No decorrer do dia a gente encontra diversos animais, inclusive bovinos, búfalos que tem um poder destrutivo muito grande. Há também equinos que são menos agressivos, mas podem causar um grande impacto para um carro ou uma moto”, disse Azevedo.

No curso de captura de animais, que é ministrado no CCZ Paulo Dacorso Filho, os agentes aprendem técnicas de laço, amarras profissionais e condução segura.

Informações: Band Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura ensina agentes de trânsito a capturar animais de grande porte nas vias da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui