Prefeitura do Rio entrega licenças para vendedores de mate das praias

Ao todo, 95 ambulantes receberam autorização para atuar na orla da cidade e também foram contemplados com um curso de capacitação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rafael Catarcione / Divulgação

Nesta quinta-feira (11/05), o Prefeito do Rio Eduardo Paes e o Secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, entregaram, no Palácio da Cidade, em Botafogo, licenças para 95 ambulantes que vendem mate nas praias da cidade. Os vendedores também vão passar por um curso de capacitação que será organizado pela Subprefeitura da Zona Sul.

Os alvarás distribuídos são válidos até junho do ano que vem, em 2024, renovados mediante o pagamento da Taxa Anual de Uso de Área Pública (TUAP) no valor de R$ 72,45. Com a licença em mãos, os contemplados poderão atuar na venda de mate em qualquer parte da orla carioca.

“Estamos levando segurança jurídica para essa atividade de ambulante. E é muito especial porque o trabalho dos vendedores de mate é um símbolo da cidade. Já tínhamos tombado a categoria como patrimônio imaterial da cidade e agora seguimos firme buscando ajustar esse setor, que pressupõe direitos e também obrigações, respeito às regras”, afirmou Eduardo Paes.

“O vendedor de mate é fundamental nas praias do Rio, um grande símbolo da cidade, precisa ser valorizado. É com muito orgulho e felicidade que a gente concede as licenças para essas pessoas que precisam trabalhar e que ajudam na economia da cidade. Além disso, a licença traz segurança jurídica para essas pessoas trabalharem e auxilia o trabalho de fiscalização que a Seop faz nas praias”, explicou Brenno Carnevale.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

Vale lembrar que, em 2022, um estudo inédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) apontou que o impacto econômico da movimentação nas areias cariocas é de cerca de R$ 4 bilhões por ano. O levantamento baseou-se no número de ambulantes e barraqueiros, aliado ainda ao número médio de clientes e de gasto por dia. E não levou em conta quiosques e restaurantes, apenas o comércio nas areias.

No evento, em meio à entrega das licenças, os mateiros e barraqueiros da orla carioca receberam outra boa notícia. Lá, o Subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, anunciou que a Prefeitura do Rio fornecerá aos ambulantes um curso de boas práticas, ministrado por técnicos do Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA), que será realizado na sexta-feira (19/05) da semana que vem, na Sala Baden Powell, em Copacabana.

“Além de regulamentar o trabalho dos profissionais de mate, vamos oferecer capacitação para legitimar ainda mais a atuação deles. Na sexta-feira, dia 19, ofereceremos um curso de boas práticas ministrado pela Ivisa e estamos fechando parceria para oferecer capacitação visando o atendimento ao turista. Essas iniciativas fazem parte dos esforços da Prefeitura para ordenar os espaços, incluindo as praias, que são um atrativo diferenciado da paisagem carioca”, destacou Flávio Valle.

O curso dos vendedores de mate está marcado para às 15h, enquanto o dos barraqueiros será às 17h30. Um dos ambulantes presentes na cerimônia estava muito feliz por ter recebido a licença. Wellerson de Carvalho Andrade Júnior, mais conhecido como Tubarão, falou em nome dos outros companheiros. “Agradeço ao Prefeito por mais essa atitude que teve com a gente. Fomos lá na porta da Prefeitura para solicitar a nossa licença. E não esperávamos toda aquela recepção que tivemos pelo pessoal da SEOP. E a palavra que eles deram naquele momento, de que iria sair a licença, foi cumprida. Muito obrigado, estamos todos muito satisfeitos”, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio entrega licenças para vendedores de mate das praias

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui