Com o objetivo de facilitar o acesso ao Aeroporto do Galeão, a Prefeitura do Rio estuda implementar uma faixa preferencial com 2 km, à esquerda, entre a altura da alça de acesso à Linha Amarela e a entrada da Ilha do Governador. A proposta é para agilizar o deslocamento até o terminal.
Em 2016, uma medida semelhante foi adotada quando da demarcação de pistas para as olimpíadas do Rio. À época, foram implantadas faixas preferenciais em corredores de tráfego como a Linha Amarela e a própria Linha Vermelha, para garantir agilidade no deslocamento de atletas e credenciados.
Segundo a CET-Rio, não haverá segregação física da faixa, apenas sinalização específica e marcações no asfalto para identificar o trecho sinalizado.
No início deste mês foram iniciadas as intervenções na Linha Vermelha, com a troca de asfaltos da Estrada do Galeão e de parte da Cidade Universitária.
O pacote de melhorias ainda deve envolver a instalação de novas câmeras do Centro de Operações da Prefeitura (COR), a criação de uma linha de ônibus que ligue o aeroporto ao Terminal Gentileza e a permissão para que táxis circulem na pela ponte estaiada na Ilha, hoje exclusiva aos BRTs.