Prefeitura expande Centro de Operações e promete Rio ‘mais inteligente’ com novos recursos tecnológicos

Inauguração da expansão do COR aconteceu neste sábado (31/12); novo prédio passa a ter sala de operações de 446m² e telão de 104m²

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Centro de Operações Rio (COR) - Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste sábado (31/12), último dia do ano, a expansão do Centro de Operações Rio (COR). De acordo com o Poder Executivo carioca, a ampliação permitirá à capital fluminense se transformar em uma cidade ainda mais inteligente e com novos recursos tecnológicos, com alguns deles, inclusive, já disponíveis nas festas de Réveillon.

”O COR é um centro de inteligência e monitoramento dos mais modernos do mundo. Agora temos mais tecnologia, mais espaço e mais operadores. Tenho a certeza de que é um grande ganho para a cidade. Essas câmeras aqui têm mais inteligência e essa nova tecnologia permite que as anormalidades que estejam acontecendo na cidade possam ser monitoradas com mais agilidade”, disse o prefeito Eduardo Paes, presente na inauguração.

Com mais de 1,5 mil metros quadrados e 3 andares, o novo prédio do COR aumentará a extensão da sala de operações para 446m² e ampliará o telão existente para 104m², com um vídeo wall formado por 125 telas de 55 polegadas, o maior da América Latina, ante os 60m² e 100 telas de 46” atuais.

As estações de trabalho passarão de 75 posições para 115, todas com computadores novos. Cerca de 30 agências, órgãos e concessionárias integradas passam a operar no local.

Advertisement
eduardo paes centro de operacoes rio cor Prefeitura expande Centro de Operações e promete Rio 'mais inteligente' com novos recursos tecnológicos
Eduardo Paes no Centro de Operações Rio em 31 de dezembro de 2022 – Foto: Beth Santos

”Isso aqui não é só uma ampliação das câmeras e do vídeo wall. Temos uma ampliação de processos e de protocolos. Cada vez mais, vamos receber informação para atuar com eficiência nos procedimentos e comunicar melhor a população”, afirmou o chefe-executivo do COR, Alexandre Cardeman.

As obras de ampliação, realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da Rio-Urbe e Rioluz, permitirão também, por exemplo, aumentar de 2 mil para 10 mil novas câmeras de vigilância e monitoramento, dotadas de alta resolução de imagem. Elas serão utilizadas por diversos órgãos da Prefeitura para fins de controle de tráfego, tempo de semáforos, identificação de placas de carros por infrações ou roubo, monitoramento de intensidade de chuvas, entre outras finalidades.

A cidade ganhará ainda o serviço de telegestão, com aproximadamente 70% dos postes tendo conectividade e sendo geridos, remotamente, de forma automatizada. O sistema tornará possível otimizar o consumo de luz e realizar a manutenção de forma mais eficiente.

fachada centro de operacoes rio cor Prefeitura expande Centro de Operações e promete Rio 'mais inteligente' com novos recursos tecnológicos
Fachada do Centro de Operações Rio – Foto: Beth Santos

Com a expansão, o COR também receberá um novo Data Center, uma sala cofre com 84 servidores – com capacidade de armazenamento perto de 10 petabytes, o equivalente a mil terabytes, capaz de processar um alto volume de dados para auxílio no monitoramento urbano da cidade.

Além do videomonitoramento, serão implantados 5 mil pontos de wi-fi na cidade, com capacidade para a conexão simultânea de um milhão de cariocas e turistas.

A expansão do Centro de Operações foi um dos resultados da Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública coordenada pela Rioluz, em consórcio com a empresa Smart Luz, por meio do programa Smart Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura expande Centro de Operações e promete Rio 'mais inteligente' com novos recursos tecnológicos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Lá vai a prefeitura do Rio gozar com o piu-piu dos outros… a SmartLuz fez todo o trabalho e investimento e na hora da inauguração tá lá o Paes Palho de coletinho pra mostrar que fez alguma coisa. Um marqueteiro de quinta categoria!

    Enquanto isso, roubam as lâmpadas da SmartLuz e ele não faz nada! Roubam os sinais de trânsito e ele decide trocar por rotatórias. Toma dívida em dólar pra comprar terreno em São Cristóvão.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui