A Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), deu início a uma campanha pelas redes sociais de adoção de cães e gatos com condições físicas especiais. Os animais, que estão em boas condições de saúde, foram vítimas de acidentes ou doenças graves que resultaram em mutilações. As unidades do IVISA-Rio, em Santa Cruz e na Mangueira, contam com seis animais especiais disponíveis para adoção.
O gato Guerreiro tem o focinho deformado após ter sido infectado por esporotricose. A mansa gatinha frajola Kelly, de 2 anos, é cega do olho direito. Já Lucky, felino preto e branco, ficou com problemas de coordenação motora depois contrair uma otite severa. A cadelinha Pérola não tem uma das patas traseiras. Outros dois doguinhos idosos, Lula e Foquinha sofreram amputação em seus membros.
Os cães e gatos idosos geralmente são preteridos nos momentos de adoção. Como qualquer animal, eles também precisam de lugar tranquilo e amoroso para passarem o resto dos seus dias, já que muitos tiveram uma vida inteira de sofrimento e de fome nas ruas da cidade.
Os interessados em adotar um amiguinho peludo devem ser maiores de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto, além de comprovante de residência. O processo de adoção pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Todos os animais dos abrigos são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados com Registro Geral de Animais.
A Prefeitura faz um apelo para que os adotantes tenham consciência das responsabilidades assumidas ao adotarem um bichinho, seja ele portador de condições especiais ou não.
Outros animais também estão à disposição para adoção nas unidades de atendimento veterinário do IVISA-Rio.
O Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1.120, na Mangueira, na Zona Norte.
O Hospital Veterinário do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho fica no Largo do Bodegão, nº 150, em Santa Cruz, na Zona Norte.