Revitalização dos Arcos da Lapa é concluída; obras duraram 6 meses

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, ligada à Seconserva, obras custaram mais de R$ 1,3 milhão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arcos da Lapa após as obras de revitalização / Divulgação

Sem receber obras de manutenção há cinco anos, os Arcos da Lapa foram entregues pela Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), nesta sexta-feira (8), após a conclusão do processo de revitalização do monumento. Os Arcos passaram por raspagem, limpeza e caiação, para recuperar o tom intenso de branco que lhe é característico. A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, e o subprefeito do Centro, Leonardo Pavão, fizeram a entrega das obras.

Sob a supervisão da Gerência de Monumentos e Chafarizes, ligada à Seconserva, as obras duraram 6 meses e custaram mais de R$ 1,3 milhão. Para a realização das intervenções foram contratados alpinistas industriais para trabalhar na parte superior da estrutura, nos pontos em que os andaimes não podiam ser montados. Os profissionais fizeram decapagem com espátula e escova de aço, aplicaram a massa e finalizaram a intervenção com a caiação das extremidades do monumento.

Os profissionais envolvidos na revitalização dos Arcos da Lapa executaram a revitalização da estrutra de cima para baixo, sempre em duas faces ao mesmo tempo. A parte próxima ao chão, até dois metros de altura, ficou para o fim. A cor e o tratamento do aqueduto resultaram da aplicação cal virgem, que, segundo especialistas, permite que o monumento respire e não se deteriore por trás da pintura. Tal técnica é chamada de caiação e é a mesma utilizada na época da construção dos Arcos, que, por serem tombados, precisam preservar as suas características originais.

A área no entorno da construção também passou por revitalização, com intervenções no pavimento da Praça Cardeal Câmara, no trecho da Ladeira de Santa Teresa próximo ao monumento e no passeio em pedras portuguesas do entorno. A prefeitura removeu ainda pichações dos dois painéis do artista Selarón.

Advertisement

A secretária de Conservação, Anna Laura Secco, destacu que é motivo de orgulho devolver os Arcos da Lapa totalmente renovados ao Rio de Janeiro.

 “Trabalhamos em um bem tombado, que é muito amado pelos cariocas e um dos monumentos mais visitados por turistas do mundo inteiro. Fizemos o serviço com muito carinho, prestando atenção aos mínimos detalhes para que os Arcos recuperassem sua beleza. Preservar nossos monumentos é zelar pela nossa história. Pedimos que a população colabore, nos ajudando a manter os Arcos preservados”, concluiu Anna Laura.

O subprefeito do Centro, Leonardo Pavão, convidou cariocas, fluminenses e turistas para visitar o Rio Antigo.

“Mais um patrimônio histórico, cultural e turístico que entregamos aos cariocas. Venham visitar o nosso novo Rio Antigo e aproveitar ainda mais todas as melhorias. Como subprefeito, fico muito feliz em fazer parte deste trabalho e do desenvolvimento da região do Grande Centro”, afirmou Pavão.

História dos Arcos da Lapa

Maior obra de engenharia do Brasil, no século XVIII, o Aqueduto da Carioca foi inaugurado em 1750.  A estrutura é construída em estilo romano e feita em pedra e cal. Os Arcos da Lapa, como passaram a ser conhecidos, foram erguidos com 42 arcos plenos, distribuídos por aproximadamente 270 metros de comprimento e 18 de altura.

Inicialmente, a estrutura dos Arcos da Lapa era feita com canos de ferro, posteriormente trocada por pedra e cal, para evitar a corrosão. Os Arcos foram construídos para fazer o trânsito da água das nascentes do Rio Carioca até o chafariz do Largo da Carioca, a fim de abastecer a população do Rio de Janeiro. Desde 1896, o antigo aqueduto serve como passagem para o bondinho de Santa Teresa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revitalização dos Arcos da Lapa é concluída; obras duraram 6 meses
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui