Prefeitura inaugura Areninha Herbert Vianna e Biblioteca Jorge Amado no Complexo da Maré

Equipamentos ganharam isolamento acústico, climatização e elevadores, além de outras melhorias, para o público e os artistas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A reforma deixou a Areninha Herbert Vianna mais confortável - Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)

A Zona Norte da cidade ganhou dois novos espaços culturais, nesta quarta-feira (22): a Areninha Herbert Vianna, que passou por reformas para deixar de ser apenas uma Lona Cultural; e a Biblioteca Jorge Amado, antes Espaço de Leitura Jorge Amado. Participaram das inaugurações, o prefeito Eduardo Paes e o secretário de Cultura Marcelo Calero, ambos do PSD; além de 200 crianças da rede municipal de ensino do Complexo da Maré. Nos espaços foram oferecidas à população atrações culturais gratuitas entre quarta e sexta-feira.

“É fundamental que a população tenha acesso à cultura nessas áreas da cidade. Essa Lona já tinha há muitos anos, é um equipamento de muito sucesso e, agora, essa reforma permite que você tenha um espaço cultural de qualidade, com ar-condicionado e uma estrutura muito melhor. Não tenho dúvida que vamos formar uma geração de grandes cariocas aqui”, comemorou o prefeito do Rio.

“Com a Areninha da Maré, conseguiremos desenvolver e estimular novos talentos. Quando temos um equipamento de cultura como esse, as crianças têm um desempenho melhor na escola. O contato com as artes, com o livro e a literatura é altamente positivo. É garantir aos cariocas um equipamento público de excelência, com o ar-condicionado funcionando e um ambiente convidativo para as pessoas terem novas experiências sensoriais”, explicou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, que investiu nas demandas de acessibilidade dos usuários dos equipamentos.

A transformação da Lona Cultural Herbert Vianna em Areninha integra um projeto maior: o programa Cultura do Amanhã, encabeçado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que tem como objetivo converter todas as Lonas em Areninhas. Na Herbert Vianna, até a biblioteca passou por reforma – o espaço passou a ser coordenado pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe).

Advertisement

A SMC já havia sido entregue à população a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz (Zona Oeste), e a João Bosco, em Vista Alegre (Zona Norte). A próxima a ser inaugurada, provavelmente em dezembro, será Areninha Cultural Terra, em Guadalupe (Zona Norte). Para 2024, estão previstas as conversões das Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá – Zonas Nortes e Oeste, respectivamente.

Na transformação das Lonas em Areninhas, os equipamentos recebem isolamento acústico, climatização e elevadores, além de outras melhorias, para o público e os artistas. As intervenções são feitas com verbas Cultura do Amanhã, que destinou R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos

“Que essas crianças aqui se tornem bons profissionais no futuro usando esse equipamento. Que a Areninha da Maré possa ser uma potência no desenvolvimento de todos”, afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura Areninha Herbert Vianna e Biblioteca Jorge Amado no Complexo da Maré
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui