Prefeitura inaugura escolas tecnológicas em antigas estruturas das Olimpíadas na Zona Oeste

As unidades educacionais foram construídas com materiais da Arena do Futuro, um dos palcos das competições esportivas em 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O material da Arena do Futuro serviu para a construção de quatro escolas na Zona Oeste - Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (6/2), dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), em Bangu e Santa Cruz, ambos na Zona Oeste. As unidades educacionais foram construídas a partir da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, respectivamente. Em março, duas novas unidades de ensino, em Campo Grande e Rio das Pedras, serão abertas após o reaproveitamento de material da instalação esportiva olímpica.

O GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, e o GET Emiliano Galdino, em Santa Cruz, vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental no modelo de escola pública que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30. As aulas nos dois GETs começaram na segunda-feira (05/02).

“A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque a gente queria preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor. Estamos felizes de entregar esses novos GETs olhando para o futuro da cidade e das nossas crianças”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O projeto das novas escolas foi concebido a partir da arquitetura nômade. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos. O Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, originasse quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura escolas tecnológicas em antigas estruturas das Olimpíadas na Zona Oeste
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui