A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (6/2), dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), em Bangu e Santa Cruz, ambos na Zona Oeste. As unidades educacionais foram construídas a partir da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, respectivamente. Em março, duas novas unidades de ensino, em Campo Grande e Rio das Pedras, serão abertas após o reaproveitamento de material da instalação esportiva olímpica.
O GET José Mauro de Vasconcelos, em Bangu, e o GET Emiliano Galdino, em Santa Cruz, vão atender a cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental no modelo de escola pública que segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com atividades das 8h às 14h30. As aulas nos dois GETs começaram na segunda-feira (05/02).
“A arena foi montada como um Lego e depois desmontada para virar quatro escolas. Isso não aconteceu com nenhum estádio olímpico do mundo. A gente chamava o estádio de handebol de Arena do Futuro, porque a gente queria preparar as futuras gerações de cariocas para construir uma cidade melhor. Estamos felizes de entregar esses novos GETs olhando para o futuro da cidade e das nossas crianças”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O projeto das novas escolas foi concebido a partir da arquitetura nômade. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos. O Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, originasse quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos.