Prefeitura inaugura Espaço da Juventude, na Cidade de Deus, para a formação profissional em tecnologia 4.0

O primeiro curso a ser oferecido é o Internet das Coisas (IOT), cujas aulas têm início nesta quarta-feira (11). Cada turma conta com 30 alunos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes e a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, durante a inauguração do Espaço da Juventude, na Cidade de Deus / Divulgação

O prefeito Eduardo Paes (PSD) e o secretário da Juventude Carioca (JUVRio), Salvino Oliveira, inauguraram nesta terça-feira (10/1), na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, o Espaço da Juventude, equipamento público voltado para a formação de mão de obra qualificada para trabalhar nas áreas de tecnologias da indústria 4.0. A unidade fica na Rua Daniel, S/N, na região dos apartamentos da Cidade de Deus.

A unidade é um contêiner com 40m², onde serão atendidos jovens de 15 a 29 anos, em 150 vagas para o primeiro curso, que será de Internet das Coisas (IOT). O objetivo da formação em tecnologia 4.0 é permitir que os alunos aprendam conteúdos relacionados à área de automatização e conexão de processos industriais, através da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica.

O equipamento é o segundo a ser inaugurado pela JUVRio. O primeiro espaço foi inaugurado em setembro de 2022, na Praça do Estácio, no Centro do Rio. A Prefeitura pretende inaugurar, ao todo, sete equipamentos idênticos.

Durante o evento, Eduardo Paes destacou que o Espaço da Juventude permitirá aos alunos desenvolver habilidades profissionais voltadas para um mercado de trabalho promissor e que poderá mudar as suas  realidades sociais. Paes lembrou que o secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, nascido na Cidade de Deus, é um exemplo de uma pessoa que conquistou posições sociais por meio do estudo e do trabalho.

Advertisement

“Estamos inaugurando um espaço que permite a juventude desenvolver habilidades para o que chamamos de profissões do futuro, que não são mais o futuro e sim o mercado de trabalho que está colocado. As pessoas saem de um curso daqui, por mais curto que ele possa ser, mas que pode significar um emprego, uma posição adequada de trabalho,” enfatizou o prefeito do Rio.

Salvino Oliveira, por sua vez, destacou que o Espaço da Juventude permitirá a capacitação de 500 alunos mensalmente na área tecnológica. Para ele, as oportunidades de trabalho que podem se abrir aos jovens são extremamente promissoras.

“Estar aqui, hoje, é extremamente emocionante. Estar na minha comunidade, no lugar em que fui criado e poder devolver tanto do que me foi dado, é importante demais. Esse equipamento será capaz de formar 500 jovens por mês na área tecnológica. Esse é um espaço para capacitar jovens nas profissões do futuro, podendo fazer com que eles saiam daqui direto para o mercado de trabalho. Esse momento é tão marcante, tão símbolo, que temos aqui hoje lideranças de mais de 20 favelas do Rio,” afirmou o secretário.

A subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, ressaltou a importância e a alegria de poder inaugurar uma instalação como o Espaço da Juventude, através da qual uma comunidade marginalizada poderá ter acesso a uma qualificação profissional de ponta.

“Gerar oportunidades para os talentos da Cidade de Deus é uma das nossas grandes alegrias. A inauguração deste espaço me deixa muito feliz. Vamos em frente e promover ainda mais qualificação para a nossa juventude,” celebrou Talita Galhardo.

No local, os alunos terão aulas de impressão 3D, operação de drone, indústria avançada, indústria do som (DJ), jogos digitais, robótica, design de games e programação móvel. O contêiner é um ambiente totalmente tecnológico, no qual os alunos contarão com orientação de professores e material didático exclusivo.

“Fiquei muito feliz quando vi que teria essa inauguração e fiquei muito interessada em fazer os cursos. É uma oportunidade para a gente aprender, abrir a cabeça e ver que o mundo é muito mais do que temos aqui na comunidade. Na esperança de ser alguém na vida e crescer. Será a primeira vez que farei um curso de tecnologia, não sei se vou gostar, mas o que vale é a experiência e eu quero aprender,” disse Hellen Regina, de 22 anos, estudante e moradora da Cidade de Deus.

A estudante universitária Monique Gisele, de 19 anos, por sua vez, enfatizou que inauguração do Espaço da Juventude, na Cidade de Deus, é uma garantia de “oportunidades, experiência e conhecimento”, para a população jovem local.

“Até um tempo atrás eu não conhecia a JUVRio. Hoje integro o Pacto da Juventude e ter um Espaço da Juventude aqui na comunidade é muito bom, pois teremos mais oportunidades, experiência e conhecimento. Nunca fiz um curso nessa área e espero aprender muito. Não sei mexer com computador, então será uma grande experiência,” disse a estudante universitária.

Inscrições abertas

O curso de Internet das Coisas (IOT) será o primeiro a ser oferecido. As inscrições podem ser feitas pelas redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio), onde o aluno terá que preencher um formulário. As aulas terão início nesta quarta-feira (11/1).

Serão 150 vagas distribuídas entre as cinco turmas oferecidas. Cada turma terá no máximo 30 alunos, para garantir a qualidade do aprendizado.

Turnos e horários do curso Internet das Coisas (IOT)

Manhã:

Das 8h às 10h15;

Das 10h30 às 12h30.

Tarde:

Das 13h30 às 15h30;

Das 15h45 às 18h.

Noite:

Das 19h às 21h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura Espaço da Juventude, na Cidade de Deus, para a formação profissional em tecnologia 4.0
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui