A favela da Jacarezinho, na Zona Norte da cidade, ganhou a sexta unidade do Espaço da Juventude da Prefeitura do Rio de Janeiro. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º de abril. O Espaço da Juventude é uma iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e tem como objetivo a qualificação profissional de jovens entre 15 a 29 anos para a oportunidades da Indústria 4.0.
“Este é o sexto Espaço da Juventude, que é uma rede de equipamentos públicos voltados para a formação e qualificação dos jovens para o mercado da Indústria 4.0. Cada um desses equipamentos tem capacidade para atender até 500 jovens ao mês e é um legado que a gente deixa para a cidade do Rio”, explicou o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.
Serão oferecidas 500 vagas, divididas entre os cursos de Informática para Negócios e Programação Móvel. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 3, nas redes sociais da secretaria. O período de aulas vai de 04 e 30 de abril, com turmas de segunda a sexta-feira. Ao final dos cursos, os alunos receberão certificados de conclusão.
No local, serão oferecidos cursos de Mídias Digitais, Indústria Avançada e Informática para Negócios, Indústria do Som (DJ), Robótica, Programação Móvel, Design de Games, Impressão 3D e Operador de Drone. Ao todo, foram capacitados mais de 10 mil alunos desde a sua inauguração, em 2022.
Com apenas 16 anos, a estudante Isabela Veiga Coutinho será uma das beneficiadas pelo programa. Segundo a jovem, que mora no Jacarezinho, ela poderá se qualificar profissionalmente, economizando tempo e dinheiro.
“Vai facilitar para mim, porque eu fazia o curso no Espaço da Juventude do Estácio, que fica um pouco distante. Como estou morando agora no Jacarezinho, bem aqui atrás, ficou mais fácil para fazer os cursos. Estou pensando em trabalhar com imagem, então o curso de operador de drone vai ajudar bastante”, afirmou Isabela.
Lançado em 2022, o projeto já conta com unidades no Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral, Vargem Pequena e Madureira. A metodologia de ensino do Espaço Juventude visa desenvolver senso crítico, colaborativo, investigativo, criativo, empreendedor e autoral dos jovens.