Prefeitura inaugura iluminação da passarela de acesso ao Terminal Gentileza

Com a iniciativa, a Prefeitura pretende mudar a paisagem noturna do bairro Imperial de São Cristóvão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Terminal Intermodal Gentileza / Foto: Guito Moreto (Agência O Globo)

Equipada com 900 metros de tubo de LED, a rampa de acesso à passarela, que liga a Rua São Cristóvão ao mezanino do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no Centro do Rio, passou a contar com uma iluminação nova, a partir desta segunda-feira (29). A iluminação foi instalada ao redor do reservatório de água simulando o tanque de gás do antigo Gasômetro. No topo da rampa do reservatório, também foram instalados 12 refletores que emitem feixes de luz. Com a iniciativa, a Prefeitura do Rio pretende mudar a paisagem noturna do bairro Imperial de São Cristóvão.

Os equipamentos podem ser programados para criar efeitos no ar, com variações de brilho, cor e movimento. As cores da iluminação poderão ser mudadas para celebrar datas especiais para o calendário da cidade, como a abertura do Carnaval, o dia do Orgulho LGBTQIA+, a campanha Outubro Rosa e a abertura da Cúpula do G20 2024, que acontece em novembro.

A administração municipal ainda não definiu uma data para a inauguração do Terminal Gentileza, conector entre o BRT Transbrasil, duas linhas do VLT e linhas de ônibus regulares. A expectativa é de que, com o início dos serviços, pelo TIG passem mais de 150 mil pessoas diariamente.

A Prefeitura investiu R$ 250 milhões na execução do projeto, que teve início em 2022. Ainda faltam realizar as instalações elétricas e da infraestrutura das lojas internas. O acabamento do prédio do terminal e do entorno também estão em andamento.

Advertisement

Por suas inscrições nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral, José Datrino, o Profeta Gentileza, foi homenageado pelo poder público, que batizou o terminal com a sua alcunha, proveniente de uma das suas frases mais famosas “Gentileza gera Gentileza”, que faz parte da identidade visual do terminal.

Informações e imagem: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura iluminação da passarela de acesso ao Terminal Gentileza
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. O BRT da avenida Brasil, com certeza, é a obra mais preconceituosa, excludente da história do Rio de Janeiro, vai fazer as pessoas da Zona Oeste fazer 3 baldeaçoes, em ônibus lotados, para chegar ao trabalho, e ninguém fala nada, dificuldade de acesso dos bairros com a AV. Brasil, e tudo é uma maravilha. Zona Norte também tem gente.

    • Exatamente. O Terminal é bonito e multimodal, mas não ajuda o trabalhador q desce da zona Norte e baixada em nada. São muitas baldeações sendo a última em um transporte mãos lento como o VLT. O mais correto era a intenção interior de levar o BRT até a Candelária. Seria muito mais cômodo e rápido. O VLT serve para o público do entorno do Centro, deve ser estendido para São Cristóvão em direção a Quinta da Boa Vista, a São Januário passando pela Feira chegando até Benfica no máximo, em direção a Tijuca e Vila Isabel, até Botafogo e Leme onde é mais distante o metrô….. pra quem vem de longe é só atraso. Fora que o Terminal Gentileza vai ter muito mais significação tbm com a linha 5 do metrô e sua bifurcação para a Zona Sul.
      Temos q fazer Lobby tbm para q a Leopoldina se torne a estação final do Trem Bala ou no mínimo de trens de média velocidade interrstaduais novamente. Não pode virá Cidade do Samba ou seja lá o q for fora da sua vocação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui