Prefeitura inaugura Praça da Pedro Américo, no Catete

Local, antes utilizado para descarte inadequado de lixo, é transformado em área de convivência e lazer

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da parceria da Subprefeitura da Zona Sul com a Gerência Executiva Local, Secretaria Municipal de Conservação e a Comlurb, entregou nesta quarta-feira (03/07) a Praça da Pedro Américo no bairro do Catete, na Zona Sul. O espaço localizado no final da rua Pedro Américo, próximo ao número 90, antes degradado e utilizado para o descarte irregular de resíduos, foi transformado numa área de convivência. A inauguração da nova praça contou com a presença de moradores da rua Pedro Américo e também de moradores da comunidade Santo Amaro, além do fundador do coletivo Ademafia.

A Secretaria Municipal de Conservação concluiu toda a revitalização do espaço com serviços de pavimentação, construção de escada, implantação do guarda corpo e corrimão, implantação de jardineiras, introdução de quatro bancos de concreto, construção de uma área específica para o descarte adequado dos resíduos e também a implantação da rede de drenagem.

O novo espaço para o descarte de lixo é o 7º ecoponto inaugurado este ano e o 52º da nova gestão, iniciada em 2021. O diferencial deste ecoponto é que ele possui dois contêineres de grande capacidade semi-enterrados no solo, para dificultar atos de vandalismo e melhorar a estética urbana. A nova unidade é destinada a receber resíduos domiciliares e estará disponível aos moradores 24 horas por dia.

Advertisement

Por possuir uma maior capacidade de armazenamento, o contêiner permite que as coletas sejam feitas com intervalos mais espaçados, tornando-a mais eficiente e sem que os resíduos fiquem espalhados em via pública. Como o lixo é mantido em uma câmara subterrânea, há sensível redução na emissão de odores. Outro ponto positivo é a facilidade de acesso aos caminhões especializados que podem esvaziar facilmente os contêineres, fazendo com que menos coletas sejam necessárias, resultando em economia de combustível e otimizando os roteiros de coleta.

Outra questão fundamental nesse tipo de contêiner é a melhoria da saúde pública, já que o lixo é armazenado de forma mais segura e menos acessível a animais e insetos, contribuindo com o controle de vetores. O design dele ajuda a prevenir o vazamento de líquidos, melhorando as condições de higiene ao redor. Os novos contêineres são construídos para durar mais tempo, reduzindo a necessidade de substituições frequentes. Esse sistema de coleta tem se tornado popular em muitas cidades pelo seu potencial de melhorar a gestão de resíduos urbanos de forma mais eficiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura Praça da Pedro Américo, no Catete
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui