Prefeitura inaugura primeiro ecoponto para a coleta de lixo, em Barros Filho, na Zona Norte

De acordo com o Instituto Pereira Passos, o bairro possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano da cidade, ocupando a penúltima posição entre as 126 regiões estudadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ecoponto da Comlurb em Costa Barros - Fabio Motta: Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), deu início às instalações de 25 ecopontos, que estavam previstos para 2023. Os moradores de Barros Filho foram contemplados em maio, com a montagem da primeira estrutura na Estrada de Botafogo, próximo à UPA do bairro. Lixo domiciliar, entulho, galhadas e bens inservíveis podem ser descartados no local, das 6h às 17h . Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Nova Esperança (Gardênia Azul) e Praia das Rosas (Ilha do Governador) serão as próximas regiões beneficiadas ainda em junho.

A Prefeitura escolheu essas regiões por apresentarem grande incidência de descarte irregular de lixo e pela dificuldade de acesso aos caminhões de coleta da Comlurb. A instalação dos ecopontos visa garantir que locais, antes degradados, fiquem mais limpos e organizados, uma vez que a remoção dos detritos será feita de forma regular.

De acordo com informações do site Data.Rio, do Instituto Pereira Passos, o bairro de Costa Barros tem um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Rio de Janeiro, ocupando a penúltima posição entre 126 regiões avaliadas.

Além de permitir que as regiões atendidas fiquem mais limpas e organizadas, os ecopontos ainda auxiliam no controle de vetores e na melhoria da saúde pública. Somente em 2022, 20 unidades foram inauguradas em diferentes áreas da cidade. Camarista Méier, Juramento (Vicente de Carvalho), e Fogueteiro (Rio Comprido) foram algumas das favelas atendidas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura inaugura primeiro ecoponto para a coleta de lixo, em Barros Filho, na Zona Norte
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui