O Rio de Janeiro ganha um local especial para vacinação. Na manhã deste sábado, (28/01), a Prefeitura do Rio inaugurou o Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, na Zona Sul da cidade. O local funciona em um prédio no complexo do Hospital Rocha Maia, que foi reformado e adaptado para o novo serviço, e vai oferecer todas as vacinas do calendário de imunizações.
O centro, que funciona em um prédio reformado de 1905, vai funcionar todos os dias, das 8h às 22h.
A inauguração contou com as presenças do prefeito do Rio, Eduardo Paes, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
“Aqui serão feitas todas as vacinas do calendário e também vacinas especiais, para pacientes transplantados, que tenham alergia a qualquer componente da vacina”, esclareceu o secretário de saúde.
Um dos objetivos da inauguração do local é facilitar o acesso para que um número maior de pessoas regularize as carteiras de vacinação. No ano passado, por exemplo, apenas 52% do público-alvo foi vacinado contra a febre amarela, 62,7% foram imunizados contra poliomielite.
“A gente precisa que as pessoas tenham a atitude cidadã e levem os seus filhos para vacinar. A gente não pode abrir espaço para doenças que já foram erradicadas, como sarampo e rubéola”, afirmou Soranz.
Informações do portal G1.
Pelo q entendi deve ser temporário, até q a demanda seja satisfeita. Não seria interessante tbm termos clínicas ou postos q atendessem com consultas, farmácia e etc aos domingos? Ou melhor, todos os dias?
O PNI – Programa Nacional de Imunizações que vem sendo tocado há décadas pelo Ministerio da Saúde suportado pelos estados da Federação (todos, sem exceção) e com a mão de obra imprescindível do SUS, tão valorosa e esculhachada nestes ultimos 2/3 anos de pandemia é uma unanimidade para a sociedade e para o Ministério da Verdade que é a “boa” imprensa. Me expliquem, POR FAVOR (maiusculas, por favor), qual a necessidade de se fazer um “super centro de vacinação” já que a eficiência de qualquer campanha de vacinação, comprovada por estudo e prática , consiste na descentralização dos locais de vacinação e uso massivo dos agentes de saúde que incentivam e aplicam as vacinas???
Senhor prefeito, se quer fazer bom uso do dinheiro do SUS, pare de querer se mostrar tão solícito para o novo governo federal, no qual está tão subserviente, e faça bom uso da excelente estrutura de saúda da cidade, direcione os “super centros” para uma conexão verdadeira de saúde ao cidadão: atendimento
+ tratamento = vida!