A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, neste sábado (04/06), o início das obras para a construção de uma passarela no Rocha, na Zona Norte da capital fluminense. Trata-se de uma demanda antiga dos moradores do bairro, que, há quase 30 anos, temem utilizar passagem subterrânea por medo da violência e também devido ao mau cheiro e quantidade de lixo espalhado pelo local.
”É uma obra que beneficiará milhares de pessoas, trazendo mais dignidade e segurança para a região e os moradores”, disse o prefeito Eduardo Paes.
Corroborando com Paes, o vereador Marcio Ribeiro (Avante), um dos principais responsáveis por levar a questão ao Poder Executivo carioca, ressaltou que a passarela traz ”dignidade e segurança” à população do Rocha.
”Essa passagem subterrânea é importantíssima para os moradores daquela região. Hoje em dia, para passar por ali, é preciso muita coragem. Com o anúncio do nosso prefeito, é o fim do túnel do medo. Essa passarela vai beneficiar, depois de uma espera de mais de 30 anos, as pessoas que mais precisam e dependem dessa passagem e não conseguem utilizá-la, seja por medo da violência, ou pela higiene. Vamos trazer mais dignidade e segurança para a nossa população”, afirmou.
Moradora do bairro há 15 anos, Cristina Nogueira revelou que sempre teve medo de passar por ali: ”O nome de ‘Túnel do Medo’ não é à toa. São histórias de estupros, assaltos e pessoas usando drogas dia e noite nessa passagem, que é utilizada pelos moradores da região, pelas crianças para irem ao colégio e idosos. Essa obra finalmente vai devolver o nosso direito de ir e vir pela nossa região”, celebrou.
Paes elogia atuação de parlamentares
A pauta em questão foi elaborada por Marcio Ribeiro em outubro de 2021 e debatida também pelos agora ex-secretários municipais Guilherme Schleder (Esportes e Lazer) e Pedro Paulo (Fazenda), que reassumiu o cargo de deputado federal. A participação dos parlamentares foi exaltada por Eduardo Paes.
”Os vereadores e deputados foram eleitos para fazer leis em benefício da população e fiscalizar o Poder Executivo, mas eles também têm um importante papel junto ao poder público, que é de trazer as reivindicações diárias da cidade e fazer aquela ‘pressão’ e cobrar do prefeito. O que vai fazer essa passarela sair é por que vocês elegeram um vereador que pega a gente pela orelha e, entre as milhares de demandas que temos na cidade, ele pega a gente pelo braço e aponta: ‘Faz isso aqui, resolve isso aqui”’, disse.