Aproveitando a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Rio lançou, nesta quarta-feira (5), a plataforma Manguezais Cariocas, ferramenta de georreferenciamento para esses ambientes, com localização e característica de cada manguezal. Na plataforma também será possível ter acesso a informações relacionadas às Áreas de Preservação Permanente.
A Manguezais Cariocas foi elaborada com base no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e nos Programas de Monitoramento da Cobertura Vegetal de Biodiversidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), para divulgar conhecimento e contribuir para elaboração de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas.
“Além de serem protegidos por lei por causa de sua grande diversidade biológica, os manguezais contribuem com a prestação de diversos serviços ambientais. Um exemplo é que eles reduzem a vulnerabilidade da cidade aos impactos no ambiente costeiro devido aos eventos climáticos extremos, como alterações na temperatura e ocorrência de ciclones e tempestades”, explicou Eliana Cacique, titular da SMAC.
Através da plataforma, a Gerência de Planejamento e Proteção Ambiental dará início a uma série de iniciativas online para apresentar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no que diz respeito à cobertura verde da cidade.
“Os mangues funcionam como berçários e ‘pontos de parada’ para uma infinidade de espécies residentes e migratórias. Eles também possuem alta capacidade de sequestro e estoque de carbono, essenciais para amenizar os efeitos das mudanças climáticas globais. Os manguezais são fonte de recurso alimentar, trabalho e renda para diversos grupos sociais e populações tradicionais que mantêm relações diretas e sustentáveis com esse ecossistema nos seus modos de vida”, observou o gerente de planejamento e proteção ambiental, Vladimir Fernandes.
O site foi construído a partir do Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB RIO) e pode ser acessado pelo link.