A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) encerra na sexta-feira, dia 10 de maio, as inscrições para o “Chegou A Minha Vez”, projeto que auxilia estudantes a concluir o Ensino Médio, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A iniciativa integra a plataforma online da Descomplica e deve beneficiar 20 mil alunos do Rio de Janeiro, sem custos para a Prefeitura.
As provas serão realizadas no dia 25 de agosto. Todo o processo é completamente gratuito e contará com aulas ao vivo e gravadas, exercícios e simulados. Os participantes também poderão fazer até duas redações mensais não cumulativas, além de terem a oportunidade de participar de uma comunidade de alunos. Os estudantes terão acesso ao material didático relacionado às disciplinas exigidas no edital do Encceja: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Redação e Ciências Humanas.
O “Chegou A Minha Vez” tem como foco a empregabilidade e a preparação para a prova Encceja. A secretária da Juventude Carioca, Gabriella Sampaio, destacou que, no Rio de Janeiro, o número de jovens que não terminaram os estudos é extremamente alto. Situação que compromete possíveis desdobramentos acadêmicos, além do desenvolvimento socioeconômico dos estudantes. Por isso, o projeto é de grande importância para esses jovens e adultos, muitas vezes residentes em favelas ou localidades com baixo amparo social.
“A quantidade de jovens que não concluíram o Ensino Médio é assustadoramente alta. São vidas que foram atravessadas por necessidades de trabalho, de criação de filhos e de dificuldades financeiras para o deslocamento até os colégios, que se veem limitadas diante de sua dura realidade. Os mais afetados são os jovens mais pobres, de favelas, de periferias, subúrbios, pretos e jovens mães. O mais dramático é que, exatamente o fato de não concluir o ensino médio, os limita para alcançar postos melhores e, assim, obter sua ascensão econômica e social. Essa parceria é tão especial e importante para nossa secretaria porque possibilita, concretamente, que esses jovens voltem a sonhar. E uma cidade viva, economicamente forte e pulsante, passa, necessariamente, pelos caminhos percorridos e construídos por sua juventude”, comentou a secretária municipal.
Para participar do “Chegou A Minha Vez”, o aluno deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e não ter completado o Ensino Fundamental ou Médio. A prioridade do programa são os jovens com renda mensal inferior a R$ 1,5 mil, pretos, pardos e residentes em comunidades nativas brasileiras; mulheres que abandonaram os estudos por causa da maternidade; e jovens em vulnerabilidade socioeconômica. O cadastramento deve ser feito no site da Descomplica.