Prefeitura planeja suspender atividades ao ar livre quando a sensação térmica bater os 45ºC

Centro de Operações Rio está desenvolvendo dois “marcos” de temperatura para a recomendação de suspensão das atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Praia cheia no Rio de Janeiro / Reprodução Internet

A onda de calor que atinge o Rio de Janeiro tem preocupado a Prefeitura. Com a chegada do verão e a elevação natural da temperatura, o temor é de que a sensação térmica seja ainda mais elevada do que as registradas até o início do mês. Por isso, o poder público municipal planeja tomar novas medidas de precaução quanto às atividades realizadas ao ar livre.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD), adiantou que o Centro de Operações Rio (COR) está desenvolvendo “marcos” de temperatura para a recomendação de suspensão das atividades ao ar livre na cidade. A ideia é configurar pelo menos duas classificações relacionadas às sensações térmicas acima de 45ºC e a partir dos 50ºC.

“A gente está criando alguns marcos aqui no COR para suspensão de atividades. Principalmente, recomendações de suspender atividades físicas ao ar livre, quando a gente tiver uma sensação térmica a partir do limite, acima de 45ºC, e algumas outras suspensões (ainda a serem definidas) a partir de 50ºC de sensação térmica”, explicou o secretário de Saúde, segundo o jornal O Globo.

A Prefeitura já havia anunciado um plano de contingência quando a sensação térmica atingiu 60ºC. A abertura de mais de 100 pontos de hidratação para moradores de rua foi uma delas. Clínicas da família, centros municipais de saúde e o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte da cidade, serão os locais onde os pontos de hidratação vão funcionar.

A população, no entanto, deve fazer a sua parte através da adoção de cuidados específicos, como cuidar da hidratação e evitar exposição direta ao sol, ou fazer atividades físicas sob o forte calor.

“A recomendação é de não ter uma exposição direta ao sol; não realizar atividades físicas em dia de calor intenso; evitar aglomerações em dia de calor intenso e se hidratar. Uma pessoa de 60 quilos precisa tomar em média dois litros de água por dia e, muitas vezes, as crianças e os idosos têm dificuldade nessa hidratação. Tentar utilizar roupas leves, porque a nossa principal fonte de troca de calor é a pele”, pontou Daniel Soranz, acrescentando que a população deve tomar cuidado com doenças pré-existentes e outras sazonais relacionados ao calor, como diarreia, dengue e demais doenças transmitidas por insetos.

Informações: O Globo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura planeja suspender atividades ao ar livre quando a sensação térmica bater os 45ºC

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui