Com a presença de autoridades e 200 alunos da rede municipal de ensino foi realizada, no Palácio da Cidade, nesta sexta-feira (15), a premiação da primeira edição da Feira Carioca de Ciências, que destacou a criatividade e a inovação de estudantes do 6º ao 9º ano. As escolas dos vencedores também serão premiadas com troféus. A iniciativa é resultado da atuação da Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, ambos do PSD, participaram da celebração.
“A gente tem apostado muito nas áreas de Ciências, Matemática, Tecnologia. A Feira de Ciências sempre desperta essa curiosidade e liberta a imaginação da molecada que vai construindo o futuro”, disse Eduardo Paes.
As premiações foram divididas em três categorias: Capivara (6º e 7º anos), Arara Azul (8º e 9º anos), e Jaguatirica, para alunos PEJA. O evento contou com a participação de 40 stands, com projetos inovadores desenvolvidos por alunos do município.
Os primeiros colocados nas categorias Capivara e Arara Azul foram contemplados com medalhas e uma viagem à Inglaterra, para conhecer a Universidade de Oxford. O vencedor da categoria Jaguatirica, ganhou um notebook e um encontro formativo com integrantes da tradicional instituição britânica. O segundo lugar da Jaguatirica foi contemplado com um smartphone. Os segundos colocados das outras categorias ganharam notebooks, e os terceiros, kits tecnológicos para suas escolas.
“Essa competição saudável vai fazer com que milhares de crianças se dediquem, pensem na resolução de problemas e busquem aprender mais Ciência. Assim como na Olimpíada Carioca de Matemática, em que mandamos os mais bem colocados para a Disney e para a NASA, a premiação aqui serve como um incentivo, pra mostrar que estudar vale muito a pena”, afirmou Renan Ferreirinha.
A competição é realizada em parceria com o Centro Latino- Americano da universidade londrina. A Feira Carioca de Ciências teve o objetivo de estimular interesse e valorizar o conhecimento científico.
“Eu fui aluna da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, e por isso é uma honra muito grande poder apoiar esse projeto, engajando os alunos da rede pública, e demonstrar que uma trajetória na ciência é possível. Eu, como representante da Universidade de Oxford, e a Secretaria Municipal de Ensino queremos permitir que esses jovens sonhem alto e se sintam capazes de promover grandes transformações”, ressaltou a Professora. Dra. Sue Ann Clemens, Diretora da unidade latinoamericana da Universidade de Oxford, uma das mais antigas instituições de ensino do continente europeu.
Veja a lista dos vencedores:
Categoria Arara-Azul:
1° EM Medalhista Olímpica Mayra Aguiar (9ª CRE)
2° GET Cardeal Leme (1ª CRE)
3° EM José do Patrocínio (5ª CRE)
Categoria Capivara
1° GET Uruguai (1ª CRE)
2° GET Prof Lourenço Filho (2ª CRE)
3° EM Num’Alvares Pereira (5ª CRE)
Categoria Jaguatirica
1° EM Frederico Trotta (7ª CRE)
2° CIEP Gustavo Capanema (4ª CRE)