Prefeitura premia alunos da rede municipal na 1ª edição da Feira Carioca de Ciências

Vencedores foram contemplados com viagens para conhecer a Universidade de Oxford, notebooks e smartphones

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Alan Costa/SME

Com a presença de autoridades e 200 alunos da rede municipal de ensino foi realizada, no Palácio da Cidade, nesta sexta-feira (15), a premiação da primeira edição da Feira Carioca de Ciências, que destacou a criatividade e a inovação de estudantes do 6º ao 9º ano. As escolas dos vencedores também serão premiadas com troféus. A iniciativa é resultado da atuação da Secretaria Municipal de Educação por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, ambos do PSD, participaram da celebração.

“A gente tem apostado muito nas áreas de Ciências, Matemática, Tecnologia. A Feira de Ciências sempre desperta essa curiosidade e liberta a imaginação da molecada que vai construindo o futuro”, disse Eduardo Paes.

As premiações foram divididas em três categorias: Capivara (6º e 7º anos), Arara Azul (8º e 9º anos), e Jaguatirica, para alunos PEJA. O evento contou com a participação de 40 stands, com projetos inovadores desenvolvidos por alunos do município.

Os primeiros colocados nas categorias Capivara e Arara Azul foram contemplados com medalhas e uma viagem à Inglaterra, para conhecer a Universidade de Oxford. O vencedor da categoria Jaguatirica, ganhou um notebook e um encontro formativo com integrantes da tradicional instituição britânica. O segundo lugar da  Jaguatirica foi contemplado com um smartphone. Os segundos colocados das outras categorias ganharam notebooks, e os terceiros, kits tecnológicos para suas escolas.

“Essa competição saudável vai fazer com que milhares de crianças se dediquem, pensem na resolução de problemas e busquem aprender mais Ciência. Assim como na Olimpíada Carioca de Matemática, em que mandamos os mais bem colocados para a Disney e para a NASA, a premiação aqui serve como um incentivo, pra mostrar que estudar vale muito a pena”, afirmou Renan Ferreirinha.

A competição é realizada em parceria com o Centro Latino- Americano da universidade londrina. A Feira Carioca de Ciências teve o objetivo de estimular interesse e valorizar o conhecimento científico.

“Eu fui aluna da rede municipal de ensino no Rio de Janeiro, e por isso é uma honra muito grande poder apoiar esse projeto, engajando os alunos da rede pública, e demonstrar que uma trajetória na ciência é possível. Eu, como representante da Universidade de Oxford, e a Secretaria Municipal de Ensino queremos permitir que esses jovens sonhem alto e se sintam capazes de promover grandes transformações”, ressaltou a Professora. Dra. Sue Ann Clemens, Diretora da unidade latinoamericana da Universidade de Oxford, uma das mais antigas instituições de ensino do continente europeu.

Veja a lista dos vencedores:

 Categoria Arara-Azul:
1° EM Medalhista Olímpica Mayra Aguiar (9ª CRE)
2° GET Cardeal Leme (1ª CRE)
3° EM José do Patrocínio (5ª CRE)

Categoria Capivara
1° GET Uruguai (1ª CRE)
2° GET Prof Lourenço Filho (2ª CRE)
3° EM Num’Alvares Pereira (5ª CRE)

Categoria Jaguatirica
1° EM Frederico Trotta (7ª CRE)
2° CIEP Gustavo Capanema (4ª CRE)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura premia alunos da rede municipal na 1ª edição da Feira Carioca de Ciências

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui