Prefeitura promove 8ª edição do Fórum Cultura + Diversidade, no Centro do Rio

O evento visa a capacitação, a empregabilidade e o apoio ao empreendedorismo de mulheres, pessoas negras, PCDs, comunidade LGBTQIA+, refugiados, entre outros grupos descriminados pela sociedade

Biblioteca Parque, no Centro da Cidade • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Nos dias 27 e 28 de setembro será realizada, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, a 8ª edição do Fórum Cultura + Diversidade. O evento volta ao modelo presencial depois de dois anos de pandemia. Para 2022, o Fórum vai reunir diversos projetos que já atuam, com sucesso, no Rio de Janeiro e em outros locais do Brasil e do mundo, discutindo os desafios e apontando caminhos para que a cidade e toda a sociedade sejam cada vez mais inclusivas.

O Fórum Cultural + Diversidade visa a capacitação, a empregabilidade e o apoio ao empreendedorismo e cooperativismo de mulheres, pessoas negras, PCDs, da comunidade LGBTQIA+, jovens, 50+, migrantes/refugiados, povos originários/tradicionais, pré e egressos do sistema prisional,

“A volta da realização deste evento de forma presencial no Rio de Janeiro representa a feliz retomada das atividades de antes da pandemia e a vontade de se discutir cada vez mais a diversidade”, diz o presidente da Drum Brasil e do Fórum Cultura + Diversidade Rio 2022, José Carlos Vieira Júnior.

Foto: Divulgação

Com diversas atividades na programação, como Feira de Empregos, debates, palestras, ofertas de capacitação, apoio ao empreendedorismo e ao cooperativismo, o Fórum Cultura + Diversidade Rio 2022 mantém a tradição em buscar novos modelos inclusivos, reunindo corporações públicas e privadas, além de entidades convidadas, tendo como missão disseminar e expandir o conceito de que empresas com a diversidade em seu DNA são aquelas que integram e retêm os melhores talentos, são mais antenadas com o mercado moderno e as que melhor fazem negócios numa economia cada vez mais globalizada e competitiva.

José Carlos ainda diz que não basta só contratar pessoas com deficiências ou diversidades. “É preciso adaptar o ambiente, conscientizar a equipe das novas e melhores práticas. E isso só é possível com educação e cultura. Por isso que um dos pontos fortes do evento é falar da capacitação”.

História

Criado inicialmente como a Feira da Diversidade, em 2017, destinada à empregabilidade de transexuais, o Fórum Cultura + Diversidade, a partir do ano seguinte, ganhou novo formato, congregando diversos públicos, entendendo a importância de um debate interseccional, valorizando as diferenças entre os seus diferentes pilares, sem deixar de lado a soma das contribuições que mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência, LGBTQIA+, migrantes e refugiados, jovens, profissionais maduros, povos indígenas, pré e egressos do sistema prisional têm a oferecer para um mercado de trabalho mais humano e inclusivo.


PROGRAMAÇÃO:

PRINCIPAL – Teatro

Dia 27/9

10h00 às 10h30: Abertura Oficial

Participação do CEO do Fórum, José Carlos Vieira Jr., do Coral de Surdos dos Supermercados Mundial, e de representantes da Prefeitura, das Secretaria de Cultura da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, e dos incentivadores, IBMR e Grupo Seres.

10h30 às 12h00: Palestra Magna (virtual) – Rita von Hunty com o tema “Micro agressões”

Nesta aula, Rita von Hunty lança alguns fundamentos de análise das ideias de agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade, de como elas ocorrem em ambientes corporativos e como podem ser identificadas, geridas e erradicadas. O Objetivo deste encontro é nivelar compreensões, fundamentar debates e instrumentalizar as pessoas presentes para traçarem planos e agirem sobre suas realidades.

Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri, que desenvolve um trabalho de arte-educação focado na discussão de temas sociais e apresenta o canal Tempero Drag (com mais de um milhão de inscritos no YouTube)

14h00 às 15h30: Painel 1 – Trabalho Remoto, Nômades Digitais e Cidades Inclusivas

O trabalho remoto se popularizou com a pandemia, mas agora que boa parte dos escritórios voltaram, muitos profissionais não querem mais o modelo presencial, pois se mudaram de cidade e desejam mais qualidade de vida. Neste painel, vamos debater este novo cenário, aliando as propostas dos Nômades Digitais às cidades mais inclusivas, digital e socialmente.

Mediador: Diogo Hudson (Palestrante e psicólogo com vivência em 50 países)

Debatedores: Robson Camilo (Diretor de Projetos e Eventos da Riotur), Fabiana Misse (Diretora de Marketing da Riotur) e Adriana Schneider (CEO da Humanare – participação online)

15h30 às 17h: Painel 2 – Capacitação – Diversidade como oportunidade

Neste painel vamos apresentar projetos que investem no caráter identitário de grupos minorizados, visando a capacitação, a empregabilidade e a valorização destas comunidades

Mediador: José Marcos (CEO da JMS Consultoria em Gente)

Debatedores: Mariana Uchoa (Coordenadora Executiva do AfroGames), Renan Macedo (Atleta de E-Sports do AfroGames), Christiane Lacerda (Diretora Executiva da GHS Indústria e Serviços e presidente da Sindratar-RJ), Carlos Mário Neto e Patrícia Silva (Coordenadores da Secretaria de Participação Social da Prefeitura de Niterói) e Elaine Ferraz (Coordenadora do Escritório Social da Secretaria de Políticas Inclusivas da Prefeitura de Maricá).

Dia 28/9

10h às 10h30: Mesa de Abertura – O Rio de Janeiro e a Diversidade

Para abrir o segundo dia do Fórum, vamos reunir lideranças de entidades de diversidade e inclusão para relacionar os avanços conquistados e os desafios futuros da cidade do Rio de Janeiro, numa análise sobre os cinco primeiros anos do nosso evento.

Participantes: José Carlos Vieira Jr. (CEO do Fórum Cultura + Diversidade), Claudio Nascimento (Presidente do Grupo Arco-Íris), entre outros.

10h30 às 12:00: Painel 3 – Mulheres que transformam

Neste painel vamos apresentar as experiências, os desafios e o legado de mulheres que têm se destacado em suas áreas de atuação, salientando o cenário de desigualdade salarial e de oportunidades entre gêneros e o que pode ser feito daqui pra frente.

Mediadora: Rebeca Almeida (Coordenadora da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher do Rio)

Debatedoras: Sônia Andrade (presidente do Instituto Novo Brasil e ex-vice-presidente do C.R. Vasco da Gama), Joyce Trindade (Secretária de Política e Promoção da Mulher do Município do Rio de Janeiro), Mariana Torres (cofundadora da Diversa Jobs), entre outras.

14h às 15h30: Painel 4 – Jovens potências e novas competências

Neste painel vamos apresentar as experiências de jovens que têm se destacado como ativistas de causas sociais e nas ciências, debatendo as novas competências dos profissionais do futuro em diálogo com a ESG.

Mediador: Representante da IBMR

Debatedores: Gabriel Fernandes Mello Ferreira (Jovem inventor e cientista de 18 anos, primeiro brasileiro a vencer no Stockoholm Junior Water Prize, divulgador científico e agente na agenda 2030) e Laysa Peixoto Sena Lage (Estudante de física de 19 anos que detectou o Asteroide LPS0003, medalhista de olimpíadas científicas de Astronomia e Astrofísica nacionais e internacionais. Participou da Expedição 36 do programa Advanced Space Academy da Nasa e desenvolveu a plataforma Elíptica, que oferece oportunidades para crianças e jovens ingressarem no mundo da ciência, gratuitamente).

15h30 às 17h: Painel 5 – Empreendedorismo e Cooperativismo de comunidades identitárias

Neste painel vamos reunir especialistas em empreendedorismo e cooperativismo e apresentar iniciativas de sucesso que investem em grupos identitários como uma potência para empreender.

Mediador: Representante Sebrae RJ

Debatedores: Beatriz Santos (Diretora Executiva da Todxs – participação online), Carla Jemima (Gestora de Projetos no Movimento Black Money), Anápuàka Tupinambá Hã hã hãe (Artista Indígena Orgânico e Virtual, Gestor de empreendedorismos indígenas, Produtor Executivo da Rádio Yandê (web rádio indígena) e criador do Open Banking Indígena (o 1º banco indígena do Brasil)).


PALESTRAS PARALELAS – AUDITÓRIO

Dia 27/9

11h00 às 12h00: 50+ – Nunca é tarde para liderar.

Mediadora: Leila Cristina (Psicanalista)

Palestrante: Rosa Bernhoeft (Especialista em liderança e gestão de pessoas)

14h00 às 15h00: Ações afirmativas para a inclusão racial nas empresas.

Palestrantes: Fernanda Diniz (Vice gerente nacional do projeto de inclusão de jovens negros e negras do MPT) e Renata Shaw (Coordenadora do Projeto Crescer Sem Barreiras da ABRH-RJ)

15h00 às 16h00: Empreendedorismo afro-indígena na contemporaneidade.

Mediadora: Ana Kariri (Liderança indígena da etnia Kariri da Paraíba, Arte Educadora e Artista Contemporânea)

Palestrantes: Luakam Anambé (Indígena da etnia Guaraní Anambé do estado do Pará, costureira e artesã de ofício. Empreededora nas artes Papachibé e idealizadora das bonecas originária bonecas Anaty) e Luciana Passos (Empreendedora Social, artesã e fundadora das Bonecas Negras).

16h00 às 17h00: Como montar um negócio e poder viajar o mundo.

Palestrante: Diogo Hudson (Palestrante e psicólogo com vivência em 50 países)

Dia 28/9

10h00 às 11h00: Oportunidades para quem está começando – Estágio e Jovem Aprendiz.

Palestrante: Rafael Conde (Gerente nacional dos programas de estágio e Jovem Aprendiz do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento).

11h00 às 12h00: Refugiados e migrantes: diferenças e desafios em comum.

Palestrante: Representante da Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro

14h00 às 15h00: Saúde Mental e Preconceito.

Palestrantes: Claudia Melo (Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental) e Jéssyka Bram (Gerentóloga – participação online)

15h00 às 16h00: Direitos Humanos e Território.

Palestrantes: Flávia Albaine (Defensora Pública de Rondônia – Participação online) e Representante da OAB de Bangu, Rafaela Fontes (Subsecretária de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos – SSPDGDH RJ) e Edite Rosa de Mesquita (PNUD/CNJ)

16h às 17h: O desenvolvimento sustentável e a inovação socioambiental.

Palestrantes: Gabriel Fernandes Mello Ferreira (Jovem inventor e cientista de 18 anos, primeiro brasileiro a vencer no Stockoholm Junior Water Prize, divulgador científico e agente na agenda 2030), Miguel Fernández (Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio de Janeiro – ABES/Rio), entre outros.


CURSOS:

SEBRAE: Criação de conteúdo para mídias sociais:

Este curso vai mostrar a importância do planejamento para ter uma boa performance nas mídias sociais e o passo a passo para atingir bons resultados com 2 horas de duração

Datas: 27 e 28/09

Horário: Das 10h00 às 12h00

Empreendedorismo do futuro

Neste curso, Paulo Henrique de Oliveira (Sebrae SP) e Samya Marques Sabag (Advogada trabalhista e previdenciária) fazem uma ponte entre a redução da contratação via CLT e a ascensão dos contratos PJ, explicando as características detalhadas para se tornar um MEI de sucesso

Data: 28/9

Horário: 13h00 às 15h00

Demais cursos serão anunciados em breve


AÇÕES:

Dia 27/9

13h00: Lançamento da L.I.G.A. (Lideranças Integradas dos Grupos de Afinidades)

No Café Literário, será celebrada a assinatura do manifesto pelos representantes dos grupos de afinidade e diversidade das empresas signatárias da associação

13h30: Celebração do acordo entre o Fórum Cultura + Diversidade e a Rede Global de Mentores

Ação de lançamento do Fórum Cultura + Diversidade Portugal 2024 – Países Lusófonos

14h00 às 17:00: Oficina de arte indígena e tintas naturais

A arte-educadora Ana Kariri, liderança indígena da etnia Kariri da Paraíba, enquanto produz uma obra de arte em tempo real, vai demonstrar como produzir tintas a partir de substratos naturais

17h00: Demonstração dos atletas de E-Sport do AfroGames

Após a participação no Painel 2, os atletas de E-Sport do Afro Games vão demonstrar suas habilidades nos jogos elaborados pelo projeto

Dia 28/9

13h00: Lançamento do projeto Cultura Maker – Meninas na ciência, tecnologia e robótica

Com a participação da Laysa Peixoto Sena Lage (Estudante de física de 19 anos que detectou o Asteroide LPS0003, medalhista de olimpíadas científicas de Astronomia e Astrofísica nacionais e internacionais), a Drum Brasil lança seu próximo projeto cultural, dedicado a formar, no campo da tecnologia e inovação, meninas em situação de vulnerabilidade social.

13h30: Lançamento do projeto do livro Culturas e Hábitos do Rio – Seja Bem-vindo

O Café literário vai sediar o lançamento do terceiro projeto editorial da Drum Brasil, um desdobramento do Fórum Cultura + Diversidade que visa resgatar os aspectos culturais e históricos da gastronomia e hábitos cariocas

14h00 às 17:00: Oficina de arte indígena e tintas naturais

A arte-educadora Ana Kariri, liderança indígena da etnia Kariri da Paraíba, enquanto produz uma obra de arte em tempo real, vai demonstrar como produzir tintas a partir de substratos naturais


Serviço:

Evento: Fórum Cultura + Diversidade Rio 2022

Datas: 27 e 28/9/2022 das 09h00 às 18h00

Local: Biblioteca Parque Estadual – Avenida Presidente Vargas, número 1261 – Centro, Rio de Janeiro.

Inscrições no Site: https://forumculturamaisdiversidade.org/

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui