Prefeitura promove debate sobre sustentabilidade com alunos da Universidade Veiga de Almeida

No Evento, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, foi discutido o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e Comunidades Sustentáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alunos do Lab.JUV-Rio tiveram a oportunidade de conversar e fazer perguntas para o prefeito do Rio - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, neste sábado (9/7), de uma aula da segunda edição do Laboratório de Inovação para Mediação Sociopolítica da Juventude (Lab.JUV-Rio). No auditório da Universidade Veiga de Almeida, no Maracanã, ele conversou e respondeu perguntas dos cerca de 200 alunos selecionados para participar da ação da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio).  No evento, com a presença do secretário Salvino Oliveira, foi debatido o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Cidades e Comunidades Sustentáveis. À tarde, a universidade será palco da 3ª Conferência Carioca de Juventude.

O Lab.JUV-Rio é um projeto que busca democratizar o acesso dos jovens aos espaços de debate público e trazê-los para a discussão sobre a cidade que todos desejam. Os cariocas de 15 a 29 anos participam de espaços de escuta ativa, virtuais e presenciais para a construção conjunta de ideias que gerem impacto social.

Nosso esforço permanente hoje é criar uma massa crítica, espaços de debates, discussão e diálogo com a sociedade. É politizar as pessoas e isso não significa partidarizar, não quer dizer, necessariamente, a disputa eleitoral. Politizar é ter um ambiente em que você permite que a relação com o poder público se dê de forma mais intensa e madura. Quanto mais os governos debaterem, melhor serão as suas decisões. E a Secretaria da Juventude é o espaço adequado para isso“, afirmou Eduardo Paes.

O Lab.JUV-Rio faz parte do programa Geração Transformadora, lançado em agosto de 2021, com o objetivo de ser um espaço de engajamento das juventudes, com metodologias e estratégias de mediação sociopolítica para que os jovens possam pensar questões globais e locais, a partir de suas realidades. Os encontros são realizados de forma híbrida (presencial e online), e os selecionados são de todas as regiões da cidade.

Com o Lab.JUV-Rio, nossos jovens, de diferentes origens e realidades, podem debater a cidade. Por exemplo, como enxergam a cultura na cidade a partir de um equipamento cultural; como enxergam o esporte a partir de uma Vila Olímpica. E que todas essas aulas possam fornecer insumos suficientes na construção do Plano Municipal de Juventude, em que diversas vozes e realidades podem ajudar a construir uma cidade cada vez mais justa e menos desigual“, disse Salvino Oliveira.

Em encontro realizado no início de julho, na aula inaugural da segunda edição do projeto, o secretário da Juventude conversou com os participantes sobre “Desigualdade e Teoria Geracional dos Direitos Humanos”. Até a sua conclusão, o projeto seguirá debatendo e promovendo políticas públicas que fomentem o novo Plano Municipal de Juventude, discutindo a Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A primeira edição do projeto, em março deste ano, selecionou 80 jovens para participarem de 25 encontros semanais. Para custear a permanência dos alunos no projeto é oferecida bolsa-auxílio no valor de R$ 450. Para garantir a vaga é preciso que os jovens garantam mínimo de 75% de frequência e entreguem todas as atividades propostas. O Lab.JUV-Rio é executado em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). A duração total do programa é de 60h e a meta é que 900 jovens participem do Lab.JUV-Rio até 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura promove debate sobre sustentabilidade com alunos da Universidade Veiga de Almeida

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui