Na noite da última quarta-feira (27/04), a Prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma operação de ordenamento em Copacabana. Comandada pela Subprefeitura da Zona Sul, a ação, que contou com equipes das secretarias municipais de Ordem Pública (Seop) e de Assistência Social (SMAS), além de garis da Comlurb, visava retirar ambulantes irregulares da famosa orla local e também acolher moradores em situação de vulnerabilidade social em ruas da região.
Os trabalhos garantiram a apreensão de mercadorias não autorizadas (3 bicicletas elétricas ,14 garrafas de vidro, 1 botijão de gás, 5 facas e uma barraca de açaí), o afastamento de 10 ambulantes não autorizados e orientação sobre regularização de alvará para outros 9.
Junto à SMAS, 20 moradores em situação de rua foram abordados e receberam atendimento, além da verificação de outros 7 chamados de ouvidoria.
Vale ressaltar que as operações de ordenamento no bairro são rotineiras e acontecem diariamente, porém, devido à pandemia, houve um aumento significativo principalmente de moradores em situação de rua, que muitas vezes estão desempregados e deixam suas casas em bairros distantes para buscar doações de todo o tipo no bairro.
”Resolver a demanda dos moradores em situação de rua tem sido um dos maiores desafios da Subprefeitura, mas, com a intensificação dos trabalhos integrados com as outras secretarias, os resultados vão aparecer. Estamos empenhados no ordenamento de Copacabana”, disse o subprefeito Flávio Valle.
Além das operações de ordenamento a Subprefeitura e a Seop também estão realizando uma série de ações para combater a utilização por parte de bares e restaurantes de mesas e cadeiras não autorizadas nas calçadas, além da perturbação do sossego.