Para minimizar o desconforto gerado pelo calor durante o verão, a Prefeitura do Rio vai reativar 13 chafarizes históricos da cidade. A medida integra o Plano Verão de 2023 e 2024, que foi elaborado para mitigar os efeitos da estação junto à população. Ao todo, o Rio conta com 107 fontes de água sob zeladoria pública. Colocá-las em funcionamento é um dos objetivos para planejamento do verão, estação que começa oficialmente em 22 de dezembro.
Diante do calor extremo que abateu a cidade no mês de novembro, a Prefeitura já colocou em prática algumas medidas do Plano. Entre elas, 150 salas de hidratação, distribuídas em clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Saúde. Nos locais, a população tem acesso à água, hidratação venosa – em caso de necessidade -, isotônicos, roupas, chinelos e protetor solar para moradores de rua.
O investimento na previsão climática também foi outra medida adotada pelo poder público municipal, que fechou uma parceria com a NASA, para ter acesso às informações meteorológicas por meio da sua rede de satélites. Vinte e cinco equipamentos pluviométricos serão usados para prever e monitorar pontos de alagamentos e deslizamentos em regiões críticas do Rio. A população também vai contar com o serviço de um super radar, para auxiliar na prevenção de possíveis incidentes climáticos, como: chuvas fortes e de granizo, raios e possíveis enchentes.
Outras medidas, que são consideradas de longo prazo, também serão adotadas sob o comando de Eduardo Paes (PSD). Até o final do ano que vem, devem ser inaugurados 5 parques ecológicos nas Zonas Norte e Oeste do Rio, áreas mais castigadas pelas ondas de calor. Para o primeiro semestre de 2024, estão previstas as inaugurações dos parques Realengo e Inhoaíba. Para o segundo semestre, a população pode esperar os parques Pavuna, Piedade e Lagoa/Jacarepaguá.
Abaixo a lista dos chafarizes em revitalização para a retomada do funcionamento:
Praça Luís de Camões – Glória (Chafariz no entorno do monumento a São Sebastião)
Museu de Arte Moderna (Chafariz de Lâminas Verticais do MAM)
Praça Santos Dumont – Gávea
Praça São Salvador – Laranjeiras
Praça Nicarágua – Botafogo
Parque Noronha Santos – Centro (Chafariz Três Velas)
Praça Iaiá Garcia – Ilha do Governador
Chafariz do Vaso – Praia de Botafogo
Praça Professor Silva Mello – Cosme Velho
Praça Mahatma Gandhi – Centro (Chafariz Monumental, também conhecido como Chafariz do Monroe)
Chafarizes do Jardim de Alah
Chafarizes do Palácio Duque de Caxias – Centro
Chafariz Amor à Lira – Largo da Carioca
No dia 18/11, sábado, o Rio de Janeiro registrou o recorde de temperatura de 2023, quando os termômetros da Estação Meteorológica de Santa Cruz, na Zona Oeste, marcaram 42,5ºC.
Informações: Diário do Porto
Está faltando árvores pela cidade.
Muitas recebem poda drástica de órgãos públicos e concessionárias de serviços. Outras, não recebem a devida manutenção. Para piorar, tem a concentração de ácido úrico em seus troncos de animais de estimação e até pessoas. Tem ainda aquelas ruas em que cimentam toda calçada até junto ao tronco.
Resultado de todo esse descaso: Enfraquecem. Adoecem. Morrem.
Impressionante que a maioria chafarizes estão na zona sul e no centro. No resto da cidade não tem mais.
gastará água à toa. o que ameniza o calor são árvores. avisem pra capivara que ele não sabe.