Prefeitura do Rio vai revitalizar chafarizes históricos para amenizar o calor na cidade

Ação integra várias inciativas previstas no Plano Verão 2023 e 2024. Também serão inaugurados parques ecológicos nas zonas Norte e Oeste da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Chafariz dos Golfinhos, na Praça Paris / Divulgação: SECONSERVA

Para minimizar o desconforto gerado pelo calor durante o verão, a Prefeitura do Rio vai reativar 13 chafarizes históricos da cidade. A medida integra o Plano Verão de 2023 e 2024, que foi elaborado para mitigar os efeitos da estação junto à população. Ao todo, o Rio conta com 107 fontes de água sob zeladoria pública. Colocá-las em funcionamento é um dos objetivos para planejamento do verão, estação que começa oficialmente em 22 de dezembro.

Diante do calor extremo que abateu a cidade no mês de novembro, a Prefeitura já colocou em prática algumas medidas do Plano. Entre elas, 150 salas de hidratação, distribuídas em clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Saúde. Nos locais, a população tem acesso à água, hidratação venosa – em caso de necessidade -, isotônicos, roupas, chinelos e protetor solar para moradores de rua.

O investimento na previsão climática também foi outra medida adotada pelo poder público municipal, que fechou uma parceria com a NASA, para ter acesso às informações meteorológicas por meio da sua rede de satélites. Vinte e cinco equipamentos pluviométricos serão usados para prever e monitorar pontos de alagamentos e deslizamentos em regiões críticas do Rio. A população também vai contar com o serviço de um super radar, para auxiliar na prevenção de possíveis incidentes climáticos, como: chuvas fortes e de granizo, raios e possíveis enchentes.

Outras medidas, que são consideradas de longo prazo, também serão adotadas sob o comando de Eduardo Paes (PSD). Até o final do ano que vem, devem ser inaugurados 5 parques ecológicos nas Zonas Norte e Oeste do Rio, áreas mais castigadas pelas ondas de calor. Para o primeiro semestre de 2024, estão previstas as inaugurações dos parques Realengo e Inhoaíba. Para o segundo semestre, a população pode esperar os parques Pavuna, Piedade e Lagoa/Jacarepaguá.

Advertisement

Abaixo a lista dos chafarizes em revitalização para a retomada do funcionamento:

Praça Luís de Camões – Glória (Chafariz no entorno do monumento a São Sebastião)

Museu de Arte Moderna (Chafariz de Lâminas Verticais do MAM)

Praça Santos Dumont – Gávea

Praça São Salvador – Laranjeiras

Praça Nicarágua – Botafogo

Parque Noronha Santos – Centro (Chafariz Três Velas)

Praça Iaiá Garcia – Ilha do Governador

Chafariz do Vaso – Praia de Botafogo

Praça Professor Silva Mello – Cosme Velho

Praça Mahatma Gandhi – Centro (Chafariz Monumental, também conhecido como Chafariz do Monroe)

Chafarizes do Jardim de Alah

Chafarizes do Palácio Duque de Caxias – Centro

Chafariz Amor à Lira – Largo da Carioca

No dia 18/11, sábado, o Rio de Janeiro registrou o recorde de temperatura de 2023, quando os termômetros da Estação Meteorológica de Santa Cruz, na Zona Oeste, marcaram 42,5ºC.

Informações: Diário do Porto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio vai revitalizar chafarizes históricos para amenizar o calor na cidade
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Está faltando árvores pela cidade.
    Muitas recebem poda drástica de órgãos públicos e concessionárias de serviços. Outras, não recebem a devida manutenção. Para piorar, tem a concentração de ácido úrico em seus troncos de animais de estimação e até pessoas. Tem ainda aquelas ruas em que cimentam toda calçada até junto ao tronco.
    Resultado de todo esse descaso: Enfraquecem. Adoecem. Morrem.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui