Desde quinta-feira, 7 de novembro, empresas e instituições interessadas em destacar suas ações de inclusão podem se candidatar ao Selo da Diversidade Abdias do Nascimento. A iniciativa, criada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, visa incentivar empresas, órgãos públicos, entidades privadas e organizações da sociedade civil a adotar políticas de inclusão e combater desigualdades nos ambientes de trabalho, além de reconhecer quem já pratica e promove a diversidade.
Para participar, as organizações devem preencher um formulário de inscrição, disponível até o dia 21 de novembro no link https://bit.ly/4hOOYdc. Um dos requisitos para a inscrição é indicar um colaborador que represente a diversidade dentro da instituição.
Esta é a segunda edição do prêmio, que contempla cinco categorias: étnica, racial, religiosa, etária e de gênero. No ano anterior, 34 instituições, incluindo empresas públicas, privadas e organizações do terceiro setor, foram homenageadas com o selo em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal, localizado na Cinelândia.
“O decreto do prefeito Eduardo Paes que regulamentou, no ano passado, o Selo da Diversidade Abdias do Nascimento, reafirma nosso compromisso com a valorização da diversidade racial, social e inclusiva nos ambientes de trabalho,” declara Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda. “Empresas, movimentos negros e LGBTQIA+, entidades religiosas e parceiros institucionais são convidados a participar desta nova premiação.”
A escolha dos premiados será realizada por uma comissão julgadora, que avaliará as iniciativas de cada participante nas cinco categorias mencionadas. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda idealizou o selo em homenagem a Abdias Nascimento, um dos principais ativistas dos direitos civis e humanos da população negra no Brasil, além de professor, ator e político.