Presépio do Rio de Janeiro encanta o Vaticano

Obra feita com fibras naturais da Região dos Lagos é destaque na exposição "100 Presépios no Vaticano".

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Vatican news

Pela primeira vez na história, um presépio brasileiro está em exibição no Vaticano. A obra “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação”, do Santuário Cristo Redentor, foi selecionada para a mostra “100 Presépios no Vaticano”, na Praça de São Pedro. A exposição estará aberta ao público até 6 de janeiro.

O presépio, criado com fibras naturais da Região dos Lagos como taboa, fibra de bananeira, palha de milho e fibra de coco, é resultado da colaboração entre o Instituto Redemptor, a Artesa e as artesãs Eva Gomes (Tia Eva) e Fabiana Barrocas. A coordenação de arte e design ficou a cargo da estilista Luiza Bomeny, criadora da Artesa Design.

A obra, inspirada na Encíclica Laudato Si do Papa Francisco sobre o cuidado com o meio ambiente, representa um marco para o artesanato brasileiro. “Vejo esse presépio como um abraço na natureza e na fé. É bonito pensar que, lá no Vaticano, as pessoas vão ver um pedacinho da nossa cultura e da nossa terra”, diz Tia Eva, mestre artesã desde os anos 1970.

“É uma alegria enorme ver nosso artesanato ganhando o mundo! É uma honra estar em um lugar tão especial como o Vaticano”, comemora Bomeny. Fabiana Barrocas complementa: “O presépio alcançou seu principal destino no centro de peregrinação do catolicismo, o Vaticano, levando consigo toda a arte, o amor, a fé e a brasilidade do nosso povo.”

Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, e uma equipe viajaram ao Vaticano para montar o presépio e abençoar as figuras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presépio do Rio de Janeiro encanta o Vaticano
lapa dos mercadores 2024 Presépio do Rio de Janeiro encanta o Vaticano

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui