Nesta terça-feira (02/02), o presidentes da Cedae, Edes Fernandes de Oliveira, afirmou durante uma entrevista ao “Bom Dia Rio”, na TV Globo, que bebe água da torneira e que não sente gosto nem cheiro na água. Ele disse ainda que sentir gosto ou cheiro de terra depende da percepção olfativa de cada um.
“Eu bebo água da torneira. Eu confio plenamente nos técnicos da Cedae, na Estação de Tratamento do Guandu. Fui gerente da Estação do Guandu, sei o trabalho que se realiza lá. Para mim, na minha região, não está chegando água com gosto e odor. Vocês devem estar percebendo que algumas regiões estão reclamando e outras, não. Isso é muito da percepção. Porque cada um tem uma percepção olfativa diferente”, disse.
Ainda na entrevista, Edes garantiu que não há risco para a saúde de quem consumir a água com gosto e cheiro. Entretanto, ele alertou que coloração alterada é outro problema, que tem que ser identificado:
“Não há nenhum problema com relação à saúde, a população pode consumir essa água. Evidentemente a gente está falando da água com gosto e cheiro de terra. Não estou falando da água que está com coloração forte. Essas pessoas precisam procurar a Cedae para a gente identificar qual é o problema: se é um problema interno da residência ou se é um problema da rede. Mas quanto ao gosto e odor, quanto à geosmina, não há qualquer problema com relação à saúde. É bem importante a gente frisar isso, embora haja muita contestação disso. E a gente sabe que as pessoas no Rio de Janeiro não estão acostumadas a beber água com gosto e odor, por isso essa repulsa.“
Ele destacou ainda que a mudança na coloração não está relacionada à presença de geosmina: “As pessoas que estão tendo um problema de cor, coloração na água, aquela água barrenta que chega, nada tem a ver com a geosmina. Absolutamente nada. Então, esses não são casos pulverizados. São casos isolados. São dois problemas diferentes que não se coadunam. A geosmina é uma substância incolor, que não causa nenhuma coloração na água“.
Edes disse ainda que o monitoramento da água continua sendo realizado e afirmou que novos dados serão divulgados. Ele também comentou sobre o prazo para solucionar os problemas com a água. Na semana passada, Edes tinha dito que tudo se resolveria no fim de semana. Nesta terça, ele negou que algo tenha dado errado, mesmo com muitas queixas de água com gosto e cheiro fortes.
“Não deu nada errado. Como falei, os resultados obtidos – e eles também estão divulgados – se forem analisar vão ver que os valores (de geosmina) são baixíssimos. Na verdade, o que a gente está percebendo é que esses valores, mesmo baixos, são perceptíveis pelo olfato humano“, disse.
Quero saber quando o abastecimento de água vai voltar a normalidade, pois na minha rua a água não chega.
Vox populi, vox dei. Vox director, sine vox creduli…
Que aloprado, ainda bem para ele que estamos num país de quarto mundo..