Presidente Jair Bolsonaro sanciona a Lei Henry Borel

A proposta determina o aumento da pena de reclusão, principalmente em crimes que resultam em homicídio, com familiares envolvidos no crime

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Henry Borel morreu após uma sessão de espancamento, na Barra da Tijuca / Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei que define como crime hediondo o assassinato de crianças e adolescentes menores de 14 anos. A lei recebeu o nome de Henry Borel, em homenagem ao garoto de 4 anos, que morreu na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, após ser espancado no apartamento em que vivia com a mãe e o padrasto. A medida deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (25). As informações são do G1, O Dia e Estadão.

Segundo o projeto, o crime hediondo não permite fiança, indulto ou anistia. Além disso, o acusado deve cumprir o início da pena em regime fechado. O PL também impõe medidas protetivas mais rígidas, em caso de iminente risco à integridade ou à vida da vítima. Para evitar que a violência se repita, o procedimento pode ser aplicado por autoridades da área judicial ou policial.

A proposta também determina o aumento da pena de reclusão, principalmente em crimes que resultam em homicídio, com familiares envolvidos no crime. Na prática, a proposta altera o Código Penal, que prevê pena de 12 a 30 anos de reclusão para homcídios. Pelo PL, a reclusão deve aumentar em até um terço em casos de criança ou adolescente com alguma deficiência ou doença que aumente a vulnerabilidade.

Pelo PL, o Ministério Público terá novas atribuições, como: requisitar força policial e serviços públicos de saúde, de educação, de assistência social e de segurança. Além disso, o Conselho Tutelar também poderá solicitar a expulsão do acusado do local onde a vítima vive. Em casos de omissão, a nova lei determina detenção de seis meses a três anos às pessoas que não denunciarem às autoridades responsáveis as situações de violência vividas por crianças e adolescentes.

Advertisement

O Senado também incluiu, durante a tramitação do projeto, uma medida que aumenta, em um terço, a pena para crimes contra a honra (calúnia, injúria e difamação) cometidos contra crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosos.

Henry Borel morreu na madrugada do dia 8 de março de 2021, na emergência do Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca. O garoto era filho do professora Monique Medeiros e enteado do ex-vereador Dr. Jairinho, acusado de ter espancado e matado a criança.

O laudo da necropsia produzido pela Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro (IML) verificou que Henry Borel apresentava sinais de violência em diversos graus de gravidade. A causa da morte foi hemorragia interna e laceração do fígado causada por uma ação contundente. A perícia constatou infiltração hemorrágica  e vários hematomas no abdômen, além de lesões nos membros superiores e nos rins.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Presidente Jair Bolsonaro sanciona a Lei Henry Borel
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui