Prestes a completar 88 anos, Abrigo Cristo Redentor terá programação especial para os idosos

Localizado na Zona Norte do Rio, o obrigo oferece atendimento multidisciplinar 24 h a 213 idosos. O abrigo conta ainda com o atendimento Centro-Dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Abrigo Cristo Redentor terá programação especial para os idosos / Foto: Philippe Lima

A próxima quarta-feira (16) será de festa para os abrigados e funcionários do Centro de Promoção Social Abrigo Cristo Redentor (CPSACR), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), que completa 88 anos. As comemorações, no entanto, começaram nesta segunda-feira (14), com a apresentação do bloco Cordão da Bola Preta. Mas as atividades não param por aí. Até sexta-feira, os velhinhos do abrigo terão com muita diversão pela frente.

Para esta terça-feira (15), estão previstas ações de cuidados com beleza promovidas pelas alunas do Empoderadas, programa do Governo do Estado voltado para a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e de seguridade. Na quarta-feira, haverá o tradicional bolo de aniversário, além de uma apresentação de componentes da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis. O cantor Cláudio Assiérer fará show na quinta-feira (17), e na sexta-feira (18), a comunidade do abrigo contará com o bingo a fantasia. Durante toda semana de festejos, todas as atividades habituais dos velhinhos, como exercícios, jogos com música e trabalho de criatividade estarão sendo ministrados normalmente.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, ressaltou o poder público está realizando uma série de benfeitorias para melhorar ainda mais a vida doa idosos moradores do Cristo Redentor, aos quais dispensa um tratamento de excelência.

“O Cristo Redentor é hoje um dos principais equipamentos da nossa secretaria e faz um trabalho de excelência com os idosos. E teremos muitas novidades em breve, como a horta, que já está sendo implantada no local, e a reforma do auditório que será transformado em uma sala de cinema. Tudo isso para melhor acolher e criar possibilidades de interação social”, disse Rosangela.

Advertisement

Letícia Guimarães, superintendente de Proteção Social Especial da Secretaria e responsável pelo abrigo, explicou que todas as atividades desenvolvidas no Cristo Redentor têm como finalidade o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos sociais e emocionais dos abrigados.

“Nossas atividades são pensadas para fortalecer os vínculos, o acolhimento e as habilidades da pessoa idosa. Diariamente, nossos acolhidos realizam atividades lúdicas que buscam proporcionar a melhora da saúde física e mental, promovendo a qualidade de vida”, afirmou Letícia.   

Localizado no bairro de Higienópolis, na Zona Norte do Rio, o abrigado Cristo Redentor é uma entidade governamental de caráter residencial destinada aos cuidados de pessoas com mais de 60 anos, independente ou com algum grau de dependência.

Atualmente, o Cristo Redentor acolhe institucionalmente 213 idosos, que contam com assistência multidisciplinar diuturnamente. Os abrigados que residem no local recebem acompanhamento nutricional, médico e psicológico. O Cristo Redentor conta com cinco unidades distintas, divididas por gênero e graus de dependências.

No abrigo, também é prestada a modalidade de atendimento Centro-Dia Levy Miranda, onde o idoso permanece das 8h e às 17h. O serviço é voltado para pessoas de ambos os sexos, com grau de dependência leve ou moderada. No local, os idosos recebem acompanhamento de nutricionistas, psicólogos, médicos e recreadores. A finalidade deste atendimento é permitir que os idosos interajam entre si, aumentando a sua autonomia e estimulando as suas atividades cognitivas, além de ser um facilitador para as famílias que não querem colocar os seus velhinhos em uma instituição 24h, mas também não querem deixá-los sozinhos em casa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prestes a completar 88 anos, Abrigo Cristo Redentor terá programação especial para os idosos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui