Prestes a celebrar 80 anos, Centro Cultural Sesc Quitandinha terá intensa programação cultural em dezembro

Programação vai até 25 de fevereiro e conta com shows musicais, exposições, espetáculo de teatro, seminários e oficinas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Antonio Pinheiro

Um dos principais cartões postais da Cidade Imperial, o Centro Cultural Sesc Quitandinha completa oitenta anos em 2024, mas a programação de celebrações será iniciada ainda este ano. No dia 1º de dezembro (sexta-feira) serão inauguradas atrações artísticas diversas, além da exposição “Da Kutanda ao Quitandinha”, com obras alusivas ao palácio e o seu entorno. A programação tem curadoria geral de Marcelo Campos. A entrada é franca.

A exposição é composta por seis núcleos curatoriais nos quais serão apresentados trabalhos de artistas, como Anna Bella Geiger, Tomás Santa Rosa e Wilson Tibéri – todos importantes para a construção do espaço simbólico do Quitandinha. Na mostra, obras clássicas dos “veteranos” dialogam com trabalhos de artistas contemporâneos, como Ana Beatriz Almeida, PV Dias, Gê Viana, Rafaela Pinah, Wallace Pato e Aline Castella. Os trabalhos podem ser vistos de terça a domingos e feriados, das 10h às 17h.

A programação, que vai até 25 de fevereiro, conta com shows musicais, exposições, espetáculo de teatro, seminários e oficinas. Todas as ativações estão relacionadas à história do Quitandinha e às suas cercanias, marcadas por uma forte herança afro-brasileira resultante dos quilombos formadores de Petrópolis.

O belíssimo Quitandinha foi inaugurado em 1944. No local funcionou durante anos um dos maiores hotéis-cassino latino-americanos. Suas atividades, no entanto, foram encerradas após o presidente Eurico Gaspar proibir os jogos de azar no Brasil, em 1946. Desde 2007, o espaço pertence ao Sesc RJ. Em abril deste ano, o Quitandinha foi transformado em um Centro Cultural.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Mais informações em www.sescrio.org.br e em @dakutandaaoquitandinha.

SERVIÇO:
Exposição “Da Katunda ao Quitandinha – 80 anos”
Curadoria geral: Marcelo Campos
Curadores: Marcelo Campos, Bruno Pinheiro, Filipe Graciano e Renata Aquino
Centro Cultural Sesc Quitandinha
Avenida Joaquim Rolla, nº 2 – Petrópolis/RJ
De 1º de dezembro a 25 de fevereiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prestes a celebrar 80 anos, Centro Cultural Sesc Quitandinha terá intensa programação cultural em dezembro

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Prestes a celebrar 80 anos, Centro Cultural Sesc Quitandinha terá intensa programação cultural em dezembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui