Prevenção de quedas em idosos: médicos alertam para ajustes simples no lar

Após incidentes como o do cantor Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos após sofrer uma queda em sua residência, especialistas dão dicas para prevenir quedas e acidentes domésticos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O risco de quedas em casa, especialmente para pessoas idosas, tem se revelado uma das principais preocupações de saúde, após incidentes como o do cantor Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos após sofrer uma queda em sua residência. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que aproximadamente 25% dos idosos com mais de 60 anos enfrentam acidentes domésticos que ameaçam sua saúde, índice que aumenta para 40% entre aqueles com mais de 75 anos.

Segundo o dr. Daniel Ramallo, coordenador do Setor de Ortopedia do Hospital São Lucas Copacabana, mudanças no corpo devido ao envelhecimento — como perda de equilíbrio, menor força nas pernas e condições como artrose e catarata — elevam significativamente os riscos de queda. “A prevenção desses acidentes, através de ajustes no ambiente doméstico, é uma aliada crucial na preservação da saúde dos idosos”, explica Ramallo.

Algumas das adaptações recomendadas incluem evitar o uso de tapetes e panos de enfeite no chão, instalar suportes de apoio no banheiro, e manter os objetos de uso frequente ao alcance. A instalação de pisos antiderrapantes, corrimões e iluminação adequada para os percursos noturnos também são medidas importantes para evitar acidentes.

Além disso, o dr. Vitor Dominato, clínico geral do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), destaca que a prática de exercícios físicos sob orientação especializada contribui para fortalecer os músculos e o equilíbrio, prevenindo quedas e melhorando a qualidade de vida. “Exercícios são aliados para evitar quedas, mas o ideal é que o idoso tenha a orientação de um médico para adequar as atividades à sua condição física”, acrescenta Dominato.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prevenção de quedas em idosos: médicos alertam para ajustes simples no lar
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui