Primavera no RJ será de calor incomum para o período e com chuvas esporádicas

Primavera começou neste sábado (23/09) e termina em 22/12; chuvas devem ficar abaixo da média em quase todo o estado, exceto em algumas áreas da Costa Verde e na Região Metropolitana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da Praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Às 3h50 deste sábado (23/09), teve início no Brasil a primavera, estação do ano que antecede o verão. E, após um inverno com mais calor do que o costume, a tendência é que as temperaturas quentes continuem no Rio de Janeiro.

Isso se deve ao fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, provocando alterações climáticas em todo o mundo.

A começar por este fim de semana, o forte calor continuará imperando no município do Rio, com temperaturas variando entre 19 e 41 graus. Neste sábado (23/09), o tempo fica estável, mas, no domingo (24/09), há chance de pancadas de chuva.

Vale ressaltar que, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, menor em anos de El Niño, as chuvas devem ficar abaixo da média no estado do RJ até o fim da primavera (22/12), exceto em algumas áreas da Costa Verde, como Angra dos Reis e Paraty, e na Região Metropolitana, que podem ter precipitações causadas por frentes frias.

Advertisement

Essas chuvas, porém, devem ser esporádicas e em forma de pancadas e/ou temporais, justamente por causa do forte calor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primavera no RJ será de calor incomum para o período e com chuvas esporádicas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui