Primeira etapa do trem turístico Rio-Minas está quase finalizada

Com um trajeto de 168 quilômetros, o trem passará por oito cidades. Serão transportados 837 passageiros por viagem, em 15 composições com ar-condicionado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Trem turistico Rio-Minas /Divulgação: ONG Amigos do Trem

A primeira etapa das obras de estruturação do trem turístico Rio-Minas está quase finalizada. Até agora foram recuperados 37 quilômetros de linha férrea, nos trechos entre Três Rios e Sapucaia, no lado fluminense; e no munícipio de Chiador, em Minas Gerais. A iniciativa é da ONG Amigos do Trem. A rota vai fazer interligação entre as cidades de Três Rios, no sul fluminense e Cataguases, na Zona da Mata mineira. O trajeto total será de 168 quilômetros.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) farão testes de mobilidade no trecho que está sendo recuperado, depois que este passar por uma vistoria pormenorizada. A previsão é de que o primeiro trecho do trem turístico seja entregue até dezembro deste ano.

O projeto do Trem turístico Rio-Minas foi idealizado Paulo Henrique do Nascimento, e iniciado em 2016. Pelo projeto, a linha vai operar com 15 composições e terá capacidade de transportar até 837 passageiros por viagem, em ambos os sentidos simultaneamente. Para promover uma melhor experiência aos viajantes, todos os carros serão equipados com ar-condicionado. No roteiro turístico, os turistas vão passar por Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro; e  Leopoldina, Recreio, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais.

O Trem Rio-Minas é, atualmente, o maior projeto do setor ferroviário fluminense e será um grande impulsionador das economias das cidades por por onde passar, segundo Cyntia do Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem. Cynthia destacou que, apesar da importância da retomada do turismo via ferrovia, a captação de investimentos para a execução das obras ainda representa um obstáculo: “Como um projeto de grande porte e impacto social, acreditamos que ele deveria receber uma atenção especial e um suporte mais significativo em termos de recursos financeiros”, explicou a presidente da Amigos do Trem, que investiu parte dos R$ 45 milhões destinados à reforma 37 quilômetros iniciais do projeto. As prefeituras envolvidas também complementaram o valor.

Advertisement

As informações e a imagem são do site Catraca Livre.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira etapa do trem turístico Rio-Minas está quase finalizada
Advertisement

24 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns!
    Gostaria que as linha de trem voltassem a funcionar , principalmente a linha Sorocabana , no trecho entre São Paulo – São Roque .
    Tem uma ONg de Avare que faz um trabalho excelente de recuperação de via , Associação para o Renascer Ferroviário. Dias fui para Ourinhos e deu raiva de pegar transito e ver a ferrovia abandonada , políticos brasileiros são safados ,as ferrovias nunca eram para terem acabado…

  2. Serei uma das primeira a fazer um passeio, lembrando os bons tempo, que SAIA DO RIO A MINAS GERAIS PARA COMPRAR PERUCAS DE CABLOS NATURAIS , DE TREM, bem tranquila e confortavelmente viajando…

  3. Bom dia a todos. Uauauauaua nossa que felicidade, coloquem passagem a venda, eu queria andar quando era mais novo, nós chamávamos de Litorina, todo de aço inox, iam para Leopoldina, na estação de Saracuruna eu chegava para pegar o Quapi, ele passava antes, uauaua que lindo, vidros verdes, poltronas confortável, tinha espécie de um comissário, que passava com uniforme escuro, botões dourados de quepe e platina com símbolo da monarquia, abaixo uns traços, (eu acho deveria ser a hierarquia, bem como acho que deveriam ter treinamento de 1° socorros e incêndio), tinha o vagão restaurante, que minha irmã e uma prima chegaram a participar, o Cerni tinha um restaurante na Leopoldina, lá em cima, me parece que ele conseguiu o restaurante no trem, ” irei perguntar a elas”(não seria melhor revitalização da Leopoldina, como centro cultural, ao lado tem enorme estacionamento, que foi usado na contrução civil, assim já iria dá fomento para concluir o mais rápido), fazem tbm o trem turístico para Guapimirim, de madeira, mas as portas de mudança de vagão, serem fechada por mecanismo pneumático, um guia em cada vagão, vendedor cadastrado de produtos suvenir. Eu conto para meus filhos, vejo a felicidade nos olhos deles, eles nunca andaram de trem, como eu andei, como e vontade deles de andar no Quapi, eu tinha vontade de andar no Litorina. Finais de semana íamos para cachoeira de Guapi, (Guapimirim), passávamos por Parada Modelo, noutro dia passando pela Rio x Teresópolis, avistei a pequena estação do trem de Quapi. Olha fiquei muito feliz pela notícia. É agora em dezembro já tem passagem a venda, se possível quero ir na Leopoldina comprar. E guardar o ticket da viajem. Uauauaua quero ser informado! Oba: irei buscar a história viva de minha irmã e minha prima irei colocar nos comentários. Uauauauauauaua só felicidades vê essa notícia, sem contar que podem fazerem filmes de épocas, novelas etc. Uauauauauauaua

  4. Parabéns pela iniciativa. Tomara que façam isto para podermos viajar de trem em todas as cidades, porque o transporte é mais barato . Temos tantas linhas férreas em vários estados e não estão sendo aproveitadas . Não deveria ser só para turismo mas também para uso utilitário. Além de ser mais confortável, é mais rápido e mais barato .

  5. Fico imaginando aqui se Bolsonaro ainda fosse Presidente e com o Tarcísio de Freitas como Ministro da Infraestrutura. Aonde essa malha ferroviária já estaria ?
    Mas infelizmente um descondenado se transformou em DESpresidente na história do Brasil e por isso só temos essas cidades do Rio a Minas.

    • O texto diz: “O projeto do Trem turístico Rio-Minas foi idealizado Paulo Henrique do Nascimento, e iniciado em 2016.” 2016 foi o início do governo Temer. Depois, em 2018 veio o governo Bolsonaro (se é que podemos chamar a quilo de governo), que nada fez. Portanto, ele teve tudo nas mãos para fazer e não fez, assim como você tinha todo o texto pra ler e não leu… nem sabe contar… só sabe repetir bobagens, igual a papagaio de pirata. Falta-lhe cognição suficiente para comentar…

  6. Sem comentários ou adjetivos para ilustrar a esse transporte em um País de tamanho continental que nos deixou; porém voltará com enorme e diferenciada evolução pois aos passados que foram esquecidos por mudanças, mas nunca é tarde para começar não recomeçar pois se faz útil e necessário para o melhor evitando mais despesas e poluições . Por ser mineiro, será um prazer em me deslocar entre estas estações e estados. RJ e MG, pois somente os apitos deles estão até hoje retidos em minha memória e vossas passagens sobre os trilhos e dormentes.

  7. AQUI NO rio de JANEIRO TINHAMOS TRÉM QUE CORTAVA TODO NORTE BRASILEIO TINHAMOS RIO SÃO PALULO ERA UMA MARAVILHA A ESTAÇÃO DE TRÉM ESTÁ A CAIR AOS PEDAÇO QUE É UMA PENA .

    • Tinham que começar um projeto pra revitalizar a Estação Férrea da Leopoldina que tem uma enorme importancia historico cultural , uma vez que foi construída no período Imperial , eu a conheci funcionando e de lá partiam os trens noturnos que iam para São Paulo , seria magnifico se revitalizassem a estação e ela voltasse a funcionar plenamente como antes . Não custa nada sonhar um belissimo sonho como esse !

  8. Muito satisfatório levar mais infraestrutura dar mais apoio ao projeto turismo de trem fiquei muito feliz e interessada no passeio,por mais emprego, turismo e desenvolvimento parabéns a todos envolvidos dentro em breve vou comprar minha passagem para ir tbm
    Agora uma dúvida e um esclarecimento pessoas com mais de 60 anos paga a passagem ou tem algum abatimento informe ou já vejam isso pois temos muitos interesses

  9. É algo importante e necessário. Quem não gosta de viajar de trem? Pretendo, se Deus quiser, experimentar. Deveria criar uma outra pra São Paulo. Porque o governo federal não entra na parceria? Vai ser um sucesso.

  10. Fale por vc…. conhecer o passado é fundamental para entender o presente. Na Europa, passeios como.este encantam turistas e permitem, financeiramente , o crescimento. O Brasil não liga para sua história e por isso está rumando ao caos. Tudo destruído…

  11. A passagem do trem poderia valer por uma semana, o turista saltaeia em uma estação e poderia seguir viajem no outro dia, usando a mesma passagem. Assim ganha a cidade com a permanência do turista na cidade, ganha a o turista que tem oportunidade de conhecer a cidade, e ganha o trem que aumentaria o número de turista.

  12. Os trens, não só turísticos, mas para transportes de cargas, vamos ter muito mais segurança nas estradas.
    Tomara que o trem vá até Diamantina. Vou ser a primeira a comprar o bilhete.

  13. Pensar no futuro é esquecer o passado? Ser saudosista?
    As grandes nações mundiais permanecem apoiando a malha ferroviária, só o Brasil onde lobos empresariais movem tudo junto ao governo e políticos é que vive mendigando apoio a ferrovia.
    Pena que com discurso de futuro se diz asneiras.
    Deixe o povo sonhar e executar seus sonhos.

  14. Esse Sr. Marco Paulo deve ser daquele caras do contra. Talvez tenha em algum momento do passado participado das demolições das lindas edificações das av. Do Centro do Rio. Que deveriam ter ctmrescido beirando a Av. Brasil e não teríamos os complexo que existe hoje.

  15. A questão central do equívoco deste, e outros projetos turísticos, é a insistência em querer nos levar para o passado, quando o que mais queremos é progresso presente e desenvolvimento sustentável futuro. MUSEUS são locais de aprendizado, onde nós encontramos com o passado histórico visando mudar paradigmas presentes e projetar um futuro melhor. Conectar o Rio de Janeiro, com Minas Gerais e todo o Brasil, via ferrovias, é um grande paradigma, de infraestrutura e logística, mas como ponte para o nosso futuro, conexões mobilizadoras presentes, nas cargas e passageiros, e não somente para transportar saudosistas para um passado de bitola estreita e locomotivas anães.

    • Somos um país em desenvolvimento,e de grandeza continental, precisamos de todos os tipos de trasporte, precisamos do trem bala, ligando Norte a Sul/leste a oeste, para nossa futura gerações, compartilhem isso por favor!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui