Primeira missa do Brasil realizada em ambiente fechado aconteceu no Rio de Janeiro

Foi em Arraial do Cabo, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rio Guide

Muito se sabe e se fala sobre a primeira missa realizada no Brasil. Aconteceu na Praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, na Bahia, no dia 26 de abril de 1500. A cerimônia contou com a participação de frades e sacerdotes e foi assistida por portugueses e indígenas. Essa foi a céu aberto. E a primeira missa em local fechado? Essa história, você vai conhecer agora.

A missa aconteceu na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que fica em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A data gera um debate entre os historiadores. Alguns acreditam que foi em 1503, quando os portugueses chegaram à região onde hoje é Cabo Frio – Arraial fez parte do município vizinho até sua emancipação, em 1985. Outros relatos apontam que a cerimônia religiosa foi no ano de 1506.

capela nas antigas Primeira missa do Brasil realizada em ambiente fechado aconteceu no Rio de Janeiro

Algumas pesquisas mostram que a Igreja é de 1506 e que logo depois deu origem à vila de Nossa Senhora dos Remédios. Outras se apoiam na data que está escrita no letreiro do templo religioso: 1503. Foi nesse ano que um obelisco com a cruz de malta e a data de chegada das naus lusitanas ao litoral sudeste do “Mundo Novo” foi construido na mesma praia onde fica a capela.

De qualquer maneira, foi lá que aconteceu a primeira missa do Brasil realizada em lugar fechado.

Advertisement

Construída em arquitetura rústica, a igreja é um monumento histórico brasileiro por ser uma das primeiras edificações do país e um símbolo do início da colonização dos portugueses no Brasil, que chegaram ao ‘Cabo Frio’ em 1503, aportando na Praia dos Anjos (antiga Praia do Cabo da Rama), vindos da Bahia numa expedição de reconhecimento do litoral brasileiro“, contam os pesquisadores Thiago Lago e Mariana Nascimento.

igreja de nossa senhora Primeira missa do Brasil realizada em ambiente fechado aconteceu no Rio de Janeiro

Foto: site Partiu Feriado

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi reformada em 2003, ganhando nova iluminação. A fachada foi restaurada junto com o letreiro escrito o ano de 1503. Deste A construção ainda possui alguns artefatos do período colonial em seu interior.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira missa do Brasil realizada em ambiente fechado aconteceu no Rio de Janeiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns, para informação – amo a minha Fé Católica e História também. Novidade para mim esta notícia.

    Mas, por falar em HISTÓRIA…eu mais uma vez…venho cá “DENUNCIAR” o abandono da HISTÓRICA PARÓQUIA (?) NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO E BOA MORTE, NO CORAÇÃO DO CENTRO DA CIDADE DO RIO (RUA DO RIOSÁRIO COM AV. RIO BRANCO!).

    Esta igreja foi fechada no início da pandemia (primeiro semestre de 2.020) e nunca mais foi reaberta. O PODER PÚBLICO, ÓRDEM TERCEIRA (SE FOR O CASO!) e/ou A ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO literalmente ABANDONARAM ESTÁ IGREJA! É UMA IGREJA HISTÓRICA E MUITO LINDA: QUANTAS VEZES VISITEI-NA PARA FAZER MINHAS ORAÇÕES, ASSISTIR MISSA – INCLUSIVE MISSA TRIDENTINA (TÃO LINDA) QUANDO ME ERA POSSÍVEL. UM OÁSIS NO CENTRO DO RIO.

    DOM ORANI, SUA BENÇÃO – FAVOR PEÇO ENCARECIDAMENTE, ESCLAREÇA DENTRO DE VOSSAS POSSIBILIDADES O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ESTA IGREJA QUE TALVEZ JÁ POSSUA 150, 200 ANOS DE IDADE OU MAIS! QUEM SERÃO OS VERDADEIROS RESPONSÁVEIS PELO ABANDONO DA IGREJA? QUE ATITUDES O SENHOR PROCURARÁ – DENTROS DAS VOSSAS POSSIBILIDADES E COMPETÉNCIAS – EM RELAÇÃO ESTE CASO?

    Creio que a Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Boa Morte deve ser tombada…se continuar neste TOTAL ABANDONO…aí vai TOMBAR DE VEZ! Infelizmente. PREFEITO EDUARDO PAES?

    Deixo meu enésimo DESABAFO, sei que não será o último, sobre o assunto, neste democrático e excelente jornal DIÁRIO DO RIO: Tenho certeza que pessoas responsáveis por todas essa situação, ao menos uma…o LÊ! Vamos se manifestar? Propor e prometer sugestões? Tomar as devidas atitudes?

    Deixo portanto mais uma vez registrado minha indignação em relação À UMA IGREJA – PEQUENA PORÉM ACOLHEDORA – HISTÓRICA E TOTALMENTE ABANDONADA NO CORAÇÃO DO CENTRO DO RIO. BOM…Como sempre digo: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura…

    E ENQUANTO ESTA SITUAÇÃO PERDURAR…CONTINUAREI CHAMANDO A ATENÇÃO ATRAVÉS DESTE EXCELENTE E DEMOCRÁTICO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO. AINDA QUE LEVEAINDA MUITOS ANOS!

    É isso. Pax.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui