Primeira reunião da cúpula do Urban20, liderada por Rio e São Paulo, começa nesta segunda-feira

Conferência sob co-presidência das duas maiores cidades do Brasil busca promover diplomacia urbana e fortalecer cooperação internacional entre os municípios do U20

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento reunirá autoridades de 38 municípios. Reprodução: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio.

Nesta segunda-feira (17), ocorre o primeiro encontro do Urban20 (U20), grupo de engajamento das cidades do G20, que reúne autoridades de 38 municípios no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Co-presidido pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo busca reforçar o papel dos governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais. Entre as pautas está o combate ao aquecimento global.

“As ações de enfrentamento das mudanças climáticas estão nas cidades, que são os motores do crescimento econômico e representam mais de 80% do PIB mundial. Mas são necessários mecanismos, dentro da governança global, que garantam acesso o financiamento internacional às cidades. Os municípios dos países em desenvolvimento têm potencial para atrair cerca de US$ 30 bilhões em investimentos relacionados ao clima até 2030. O G20 é uma oportunidade única para mostramos às maiores lideranças mundiais a importância da reforma financeira global”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, enfatizou a importância da cúpula de prefeitos no U20, destacando como uma oportunidade crucial para o debate e elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e reafirmou compromisso da cidade em sediar o evento de forma acolhedora e hospitaleira.

“A cúpula de prefeitos é o principal evento do U20, uma grande oportunidade para debater ideias e elaborar políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável. A cidade de São Paulo tem a honra de sediar tão importante encontro e, na nossa tradição em receber bem, deseja uma excelente participação e experiência a todos”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O Urban20 é um projeto de cooperação que reúne cidades dos países membros do G20, com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas áreas de economia, clima e desenvolvimento dos governos locais. O projeto busca sensibilizar os líderes do G20 para a importância da participação das cidades em discussões globais, além de fomentar novos negócios e a cooperação internacional entre os municípios participantes.

“O Urban 20 é uma iniciativa de diplomacia que congrega cidades dos países membros do G20, com o objetivo de promover o debate e a articulação política de recomendações nas pautas de economia, clima e desenvolvimento dos governos locais, buscando sensibilizar os líderes do G20 quanto a importância e necessidade das cidades participarem em discussões de importância global. O Fórum Urbano será uma oportunidade de cooperação entre cidades globais, de troca de experiências entre os países, além de facilitar a prospecção de investimentos e de poder apresentar, para o mundo, as principais políticas públicas da Prefeitura de São Paulo”, afirmou a secretária-adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo.

O coordenador de Relações Internacionais da cidade do Rio, Antônio Mariano, ressaltou a significância da co-presidência com São Paulo no U20, demostrando a importância das duas maiores cidades do Sul Global em liderar um debate de alto nível.

“A co-presidência com São Paulo é fundamental e demonstra nossa prioridade em avançar o desenvolvimento urbano sustentável e a resiliência nas cidades no Brasil e no mundo. São duas das maiores cidades do Sul Global levando a cabo um debate de alto nível com outros prefeitos do G20, prontos para reverter o atual quadro de desigualdade global e mitigar os impactos ambientais e sociais das mudanças climáticas. Esse esforço conjunto visa produzir um entendimento internacional comum sobre a importância das políticas públicas urbanas”, disse Antônio Mariano, coordenador de Relações Internacionais da cidade do Rio.

O ciclo do U20 sob a co-presidência de Rio e São Paulo terá duas novidades. A primeira é a oportunidade de apresentar as principais recomendações para a presidência do G20 ainda na terceira rodada de negociações do Sherpas. A reunião está prevista para 3 a 5 de julho na cidade o Rio de Janeiro.

Em segundo lugar, a próxima Cúpula do U20, marcada para novembro no Rio, acontecerá pela primeira vez na véspera do encontro entre chefes de Estado e de governo do G20. Por lidarem de forma direta com crises como desigualdade econômica e catástrofes climáticas, a realização do encontro de prefeitos às vésperas da cúpula do G20 pode exercer uma influência nas discussões sobre governança global e na cooperação entre os diversos níveis da administração pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeira reunião da cúpula do Urban20, liderada por Rio e São Paulo, começa nesta segunda-feira

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui