Primeiras turmas do ‘Programadores Cariocas’ se formam na Cidade das Artes

Cerca de 750 jovens de minorias sociais se formaram nas primeiras turmas da iniciativa da Prefeitura, que abrirá novas vagas no próximo ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Uma cerimônia na Cidade das Artes Bibi Ferreira, nesta terça-feira, dia 20/12, marcou a formatura das primeiras turmas do Programadores Cariocas, iniciativa da Prefeitura do Rio que oferece bolsas de estudo para jovens de baixa renda na área de programação. Cerca de 750 jovens de todas as zonas da cidade participaram da colação de grau que marca o fim deste primeiro ciclo.

O evento contou com a participação do Prefeito Eduardo Paes e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

  • “Este é um momento simbólico. O esforço de quem governa é trazer a transformação na vida das pessoas. E por que esse programa é tão importante para a cidade do Rio? Porque ele abre oportunidades para os cidadãos cariocas dos mais variados espectros sociais, além de ser uma aposta na cidade. Uma das missões de vocês, uma das responsabilidades de vocês é ajudar o Rio a se consolidar como a capital da inovação no nosso país. O que posso dizer num dia importante como hoje é que apostamos muito em vocês, que tenham uma jornada de vida incrível e possam alcançar o sucesso após essa formatura”, disse Eduardo Paes aos formandos.

O Programadores Cariocas tem o objetivo de oferecer oportunidade de entrada no mercado de trabalho para os jovens mais vulneráveis, reduzir o déficit de profissionais qualificados na área de linguagens de programação e minimizar desigualdades sociais. Além disso, possui como meta formar cinco mil pessoas até 2024.

  • “Os alunos ralaram bastante nos últimos meses para aprenderem um ofício que está em alta. O papel deles agora é o de serem protagonistas da transformação que a cidade do Rio está vivendo. E também protagonistas de suas próprias vidas. Com esse curso, eles podem abrir startups, fazer negócios, inventar programas… Estão são os primeiros programadores cariocas e eu espero que sejam os primeiros de muitos”, afirmou Chicão Bulhões.

As vagas foram preenchidas pelas pessoas que comprovaram ser vulneráveis, com base no Índice de Desenvolvimento Social (IDS), calculado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Os alunos matriculados são todos residentes na cidade do Rio de Janeiro, têm entre 17 e 29 anos, oriundos da rede pública de ensino, sendo 70% negros (pretos ou pardos), 38% mulheres e 45% moradores de comunidade.

Advertisement

As aulas são ministradas de forma presencial em oito localidades espalhadas pela cidade, sendo três na Zona Oeste (Jacarepaguá, Bangu, Campo Grande), quatro na Zona Norte (Bonsucesso, Madureira, Irajá e Riachuelo), e uma unidade no Centro. Todos receberam bolsas integrais ou parciais, além de uma ajuda de custo de R$ 500 por mês e um computador, que será doado aos jovens na conclusão do curso. Os alunos contemplados com as bolsas parciais (50%) pagarão o valor restante apenas quando estiverem empregados e, caso não consigam um emprego em até cinco anos, a instituição parceira assumirá o custo.

  • “O Programadores Cariocas é uma oportunidade de acesso a uma profissão e emprego. Na minha vida ele representou uma transição de carreira, porque eu sou formando em Engenharia de Produção na UFF. Ao longo do Programadores Cariocas eu participei de um processo de recrutamento de uma empresa de software, meu grupo não foi o vencedor, mas gostaram da minha solução e me recrutaram. Vou atuar como desenvolvedor no setor de pesquisa e desenvolvimento”, contou Marcus Vinicius Gomes de Araújo, de 29 anos, nascido na Mangueira e morador do bairro de Bento Ribeiro, na Zona Norte.

Pré-inscrição Para Próximas Vagas

Os interessados já podem fazer a pré-inscrição para as próximas turmas do Programadores Cariocas, com previsão de início no primeiro trimestre de 2023. Serão mais 1.800 vagas para jovens entre 17 e 29 anos que tenham concluído o ensino médio, com prioridade para mulheres, negros, pessoas trans e refugiados. A pré-inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/prematriculaprogramadorescariocas.

Parceria com Instituições Privadas

Os cursos são ministrados por duas instituições privadas, vencedoras da licitação para serem parceiras da Prefeitura nesta iniciativa: Senac RJ e Generation Brasil.

O Senac RJ oferece o curso com o apoio da Resilia Educação, edTech que pensa soluções de aprendizagem para o mercado digital com aulas práticas e projetos desenhados para capacitar estudantes para as necessidades do mundo do trabalho, tanto na área comportamental, as famosas soft skills, quanto na parte técnica. Eles são responsáveis pelas aulas nos seguintes locais: Bangu, Campo Grande, Bonsucesso, Madureira, Irajá e Riachuelo. Já a Generation Brasil, organização sem fins lucrativos, que tem como causa a educação para o emprego e está presente em 17 países, ministra o curso nos polos do Centro e de Jacarepaguá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiras turmas do 'Programadores Cariocas' se formam na Cidade das Artes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui