Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico da cidade do Rio de Janeiro

Inventando pelo estadunidense Willis Carrier entre 1902 e 1906, o ar-condicionado está presente em todo o mundo. Mas quando e como chegou até nós?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Site Nova Era

Inventando pelo estadunidense Willis Carrier entre 1902 e 1906, o ar-condicionado está presente em todo o mundo. Mas quando e como chegou ao Brasil? Isso é o que você vai descobrir nas próximas linhas.

Após ter sido patenteada e executada por Willis Carrier em 1906, a ideia se espalhou pelo mundo. “O controle do clima foi colocado em prática, na verdade, para resolver o problema de uma empresa de impressão em dias quentes de Nova York, onde foi feita a primeira instalação por Carrier. Ele teorizou que poderia retirar a umidade da fábrica através de resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados. Esse mecanismo, que controlava a temperatura e umidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico. Desse modo, a indústria têxtil, que também tinha grande necessidade de controle ambiental, foi o primeiro grande mercado para o condicionador de ar“, detalha o blog Web Ar-condicionado, que pesquisa a história do utilizadíssimo eletrodoméstico.

Poucos anos depois da instalação em uma fábrica dos Estados Unidos, o ar-condicionado chegou ao do Brasil. O primeiro lugar a ter um foi o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909.

007NGBMF2430e1824cx98 14.jpg Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico da cidade do Rio de Janeiro

Marc Ferrez. Teatro Municipal, c. 1910. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS

Advertisement

Não tinha como ser diferente, já que se tratava da capital brasileira na época, conhecida por ter um clima bastante quente“, escreveu o jornalista Vinícius Moschen, especialista em tecnologia.

Naquele tempo, o ar-condicionado funcionava de uma forma que provocava uma contínua renovação do ar, sem a emissão de fortes jatos que pudessem oferecer efeitos negativos para a saúde e bem-estar dos espectadores e artistas.

Cada operação do ar condicionado no teatro era meticulosamente planejada, em que a pessoa responsável pelo funcionamento do sistema media a temperatura externa por meio de nove teletermômetros, duas horas antes das apresentações. Na sequência, o ar era ajustado para ficar 10ºC mais frio na parte interna“, contou Vinícius Moschen no portal Canal Tech.

theatro municipal ok Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico da cidade do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal passou por modernizações nos anos de 1934, 1970 e 2000. Em cada uma delas, o sistema de ar-condicionado foi aprimorado com as novas tecnologias possíveis e funciona muito bem até hoje em dia.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro ar-condicionado do Brasil foi instalado em um prédio histórico da cidade do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui