Primeiro dia da Expo Itaguaí 2023 é marcado por ação ambiental

O cantor Leo Santana fez o plantio de uma árvore no palco. A muda vai ser replantada em uma área de proteção ambiental no município junto com outras cerca de duas mil e quinhentas mudas para compensar emissão de gás carbônico na natureza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na noite desta quinta-feira, 05/07, o cantor Leo Santana subiu ao palco principal da Expo Itaguaí, que acontece até o próximo domingo, para abrir o grande evento. Ele estava acompanhado do prefeito Rubem Vieira e do secretário municipal de meio ambiente, Antonio Marcos Barreto, e plantou uma muda de ipê branco, espécie da mata atlântica.

A ação faz parte do planejamento da Expo Itaguaí, que está sendo o primeiro evento carbono neutro do Brasil. A ideia é que todos os artistas que subirem ao palco principal façam o mesmo. As árvores levarão os nomes dos cantores e serão replantadas junto com mais outras duas mil e quinhentas mudas na Área de Preservação Ambiental (APA) de Itaguai Itingussú Taquara.

Advertisement

A Expo Carbono Neutro receberá o selo Prima Consciência Climática, selo reconhecido e validado no Brasil e exterior, fornecido pela OSCID Prima.

O secretário Antonio Marcos Barreto aponta: “Ação contra a mudança global do clima é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Esta é uma pauta extremamente necessária e nos demanda ações urgentes, é muito significativo um evento realizado pela Prefeitura de Itaguaí, na gestão do Prefeito Rubem Vieira (Rubão), que traga em seu escopo essas ações, com foco neste plantio de árvores nativas do ecossistema local, que durante anos, foi tão devastado”.

Além da neutralização, a Secretaria também trabalha na minimização das emissões de carbono através de ações estratégicas nas áreas do evento, tais como, gestão de resíduos sólidos, sendo possível destacar o incentivo do uso de descartáveis não biodegradáveis, a partir do fornecimento de aproximadamente 40% de copos, canudos e pratos biodegradáveis para os barraqueiros, e o aproveitamento dos estercos dos animais em exposição, que serão destinados para a biodigestão, processo que irá gerar biofertilizante e energia sustentável, ação em parceria com a ItaBio, empresa sediada no município, que reafirma o compromisso do incentivo ao desenvolvimento da economia local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro dia da Expo Itaguaí 2023 é marcado por ação ambiental
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui