Primeiro dia útil do novo BRT Transoeste tem filas longas; Paes se desculpa

Paes admitiu erros na operação e pediu desculpas à população: “certamente o nosso time errou no planejamento nessa manhã de hoje, não tem jeito"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta segunda-feira (11/12), a Estação Mato Alto, em Guaratiba, uma das mais movimentadas do corredor expresso, amanheceu com longas filas. Passageiros relataram até 1 hora de espera para o embarque. Nesta segunda, em entrevista ao Bom Dia Rio, na TV Globo, o prefeito Eduardo Paes admitiu erros na operação e pediu desculpas à população: “certamente o nosso time errou no planejamento nessa manhã de hoje, não tem jeito. As ‘broncas fofas’ do prefeito já foram distribuídas pela manhã e continuarão sendo distribuídas ao longo do dia”.

No último sábado (09/12), Paes (PSD) “reinaugurou” o sistema depois da revitalização de 59 quilômetros de pista — 31 dos quais tiveram de ser refeitos em concreto. A Estação Mato Alto passa por reformas desde o ano passado, depois de um incêndio. Uma estrutura provisória atende os passageiros até que um terminal mais amplo seja concluído. Por conta dessas obras, filas eram comuns, mas, segundo os usuários, nesta segunda a espera era muito maior.

Paes também disse que está comprando ônibus para que a MOBI-Rio, a empresa pública de transportes, opere linhas regulares na Zona Oeste: “a gente tentou fazer um aluguel de ônibus. As empresas, que não prestam o serviço, entraram na Justiça para impedir a prefeitura de alugar. Então eu estou comprando os ônibus, e a MOBI-Rio vai começar a operar”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro dia útil do novo BRT Transoeste tem filas longas; Paes se desculpa

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. O Expresso 18 que só passa na hora do rush, ontem no Jardim Oceânico levou quase 20 minutos para chegar após o anterior sair, em torno de 17:40. Intervalo igual ao do azuis sucatas até semana passada.
    E mesmo com todos os novos ônibus, continua sem ter uma opção de Parador que vá do Jardim Oceânico ao Recreio sem necessidade de baldeação no Alvorada, como sempre houve até a degradação do sistema no governo anterior.

  2. Quando foi inaugurado em 2012, ainda no primeiro mandato de Eduardo Paes, o BRT Transoeste já deu demonstração de que não suportava a demanda por transporte público. Tanto assim que Eduardo Paes voltou com diversas linhas de ônibus convencionais que ele havia extinguido na zona Oeste para estimular o uso do BRT. E ele mesmo, ao declarar que voltaria com essas linhas de ônibus convencionais, declarou que o corredor Transoeste havia sido subdimensionado. E, naquela época a Transoeste não chegava até o Jardim Oceânico; ia até o terminal Alvorada. Não sei por que ele insistiu com o BRT. E pior: ampliou o número de corredores de BRT, ao criar a Transbrasil.

  3. Um dos maiores mandamentos da logística e a rede de entregas. Seja para cargas ou pessoas, tem que existir capilarização. Estamos assistindo no País um modelo de transporte que da forma que é gerido pelos empresários do setor e pelos governantes que o concedem não funciona. Simplesmente por que empurram o povo para um único fluxo onde podem colocar milhares de ônibus que não vai dar vazão, seja pelo ativo rodante (veículos) ou pelas ruas e estradas. Não temos estrutura para esse fluxo em linhões retos. No Rio não é diferente. Há 10 anos essa tranqueira implantada no Governo PT/Dilma com aval de Dudu e Cabral (ô rima ruim) faz o carioca sofrer com a perda dos ônibus que existiram para ser socado como sardinha nas latas azuis e agora amarelas que rodam nas retas do BRT. E Vai piorar.

    • Concordo com você em quase tudo. Só acho que o único responsável pela implantação do BRT no Rio de Janeiro foi Eduardo Paes. Nada tem a ver com Dilma, Lula ou Sérgio Cabral, por mais que eu deteste todos esses políticos. Foi projeto do sr. Paes para os Jogos Olímpicos com aval dos empresários de ônibus.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui