Primeiro robô inteligente de pintura de paredes do mundo é apresentado no Rio de Janeiro; veja

Tecnologia promete reduzir custos com material e serviços, além de acelerar a entrega de obras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Batizado como “Myro”, o robô promete revolucionar a industria da construção civil
Batizado como “Myro”, o robô promete revolucionar a industria da construção civil (Foto: Divulgação)

A cidade do Rio recebeu um lançamento mundial de tecnologia que promete a nova aposta da indústria da construção civil para os próximos anos: um robô “pintor” inteligente, capaz de pintar sozinho ambientes interiores. O projeto foi idelaizado pela Mojay Global, uma holding de investimento sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em parceria com a holding de investimento carioca ADR Capital

Batizado como “Myro”, o robô foi apresentado nesta terça-feira (22/03) no hotel Fairmont Rio, em Copacabana. A nova tecnologia promete reduzir em até 70% os custos totais com mão de obra de pintura em empreendimentos de construção civil de baixo padrão, e em até 15% os gastos com tintas neste segmento. Em outros segmentos (médio e alto), os ganhos podem atingir 85%.

Projetado para operar em ambientes internos, o “Myro” funciona a partir de um aplicativo desenvolvido para iOS e Android. Para iniciar a operação, a empresa contratante desenha a planta no aplicativo que compõe o espaço físico a ser pintado pelo robô inteligente e adiciona ao projeto elementos que não serão pintados (janelas, portas, etc.). Um operador, então, coloca o robô em auto-pintura enquanto planeja o restante do seu fluxo de trabalho e, podendo supervisionar todo o progresso através do aplicativo no seu celular. Além de ter 98% de precisão, sendo feito para operar 24 horas por dia.

“O Myro pinta 10 vezes mais rápido que um ser humano, do que uma pessoa com pintura manual, tradicional. O que traduz uma grande economia para as empresas de construção, por conta da velocidade da pintura”, diz Raul Silva, CEO da Mojay Global.

Advertisement

Veja:

O executivo conta que a escolha do Brasil para apresentação do dispositivo deve-se ao fato do país ser um mercado muito importante, com grandes construtoras, e conhecido mundialmente por adotar tecnologia inovadora. Ainda segundo Figueiredo, a empresa tem vários grupos internacionais querendo investir capital na adoção da tecnologia.

O robô foi desenvolvido pela Eternal Robotics, uma empresa indiana de robótica de inteligência artificial focada em solucionar “problemas complexos, porém monótonos relacionados à produtividade humana e a riscos no local de trabalho”. A companhia integra o grupo Mojay Global Holding.

A organização de Dubai oferece licenças de distribuição a parceiros regionais para fornecer produtos e serviços a empreiteiros, empresas EPC e incorporadoras imobiliárias, e vê o Brasil como um mercado com enorme potencial a ser explorado.

Estiveram presentes no evento representantes de grandes construtoras, incorporadores e gestores de recursos brasileiros, alguns já tendo ratificado o interesse em investir na nova tecnologia

Foi feita uma pesquisa de mercado com as maiores construtoras do país e cerca de 20 foram selecionadas por focarem em empreendimentos de baixa renda. Elas foram unânimes quanto a adoção da tecnologia“, explica Adriano Figueiredo, Diretor-Presidente da ADR Capital.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro robô inteligente de pintura de paredes do mundo é apresentado no Rio de Janeiro; veja
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui