Por: Danielle Moraes
Assistente de pesquisa do Instituto Rio21
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), analisados pelo Instituto Rio21, de janeiro a junho deste ano, foram criados 44.165 postos de emprego. Em todo o estado fluminense, mais de 90 mil novas vagas foram geradas.
Nesse primeiro semestre, destaca-se o crescimento do setor da construção, que cresceu 8,53%, gerando mais de 10 mil vagas na cidade do Rio. Em números absolutos, o setor de serviços foi o que mais empregou, gerando um saldo de 33.276 novas vagas. Em contrapartida, o comércio recuou de 85.211 admissões para 86.732 desligamentos, que representa um déficit de 0,41%.
Apesar disso, os empregos na cidade do Rio de Janeiro cresceram menos que a média do Estado. A variação no número de empregos no Estado do Rio foi de 0,45%, enquanto que a cidade apresentou aumento de 0,32%. “Os dados apontam para crescimento, embora sutil. Espera-se que, com a agenda de eventos repleta na cidade do Rio até o fim do ano, com especial participação do G20 e do Rock in Rio, a ocupação carioca seja ainda maior, embora temporária. Além disso, outras medidas precisam ser tomadas para que a retomada seja contínua e permita o carioca vislumbrar dias melhores” aponta o Diretor de Pesquisa do Instituto Rio21, Philippe Guedon.