Primeiro voo comercial do Brasil para a Europa partiu do Rio de Janeiro

O avião, que decolou do Rio, fez escala no Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Acervo Museu Aeroespacial

Bem antes das polêmicas envolvendo a utilização de Galeão ou Santos Dumont, o Rio de Janeiro passava com sua importância para a aviação brasileira. Uma prova disso é a história do primeiro voo comercial que saiu de nosso país para o Continente Europeu.

Um avião quadrimotor Lockheed “Constelation” da Panair do Brasil saiu do Rio de Janeiro no dia 3 de abril de 1946. Esse foi o primeiro voo comercial do Brasil para a Europa.

O avião, que decolou do Rio de Janeiro, fez escala no Recife, Dakar, Lisboa, Paris e Londres.

“A Panair do Brasil iniciou suas operações em 22 de outubro de 1929, como NYRBA do Brasil S.A., a subsidiária brasileira da NYRBA, Inc. (New York, Rio e Buenos Aires). Ambas as companhias aéreas foram estabelecidas por Ralph Ambrose O’Neill para o transporte de correio e passageiros que utilizavam hidroaviões entre Estados Unidos, Brasil e Argentina, voando sobre a costa leste do continente”, explica um texto do site Museu Aeroespacial.

Advertisement
SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

O primeiro voo decolou do Aeroporto Calabouço (que em 1936 seria nomeado oficialmente Aeroporto Santos Dumont), no Rio de Janeiro, com destino a Buenos Aires. À época, os aviões precisavam pousar na água.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro voo comercial do Brasil para a Europa partiu do Rio de Janeiro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui