Após diversas reclamações de alunos, professores e demais frequentadores da Cidade Universitária, o campus do Fundão, na Ilha do Governador, ganhou um novo sistema de iluminação pública da UFRJ. O projeto, que teve início em 2022, é uma colaboração técnica entre a PU e o Fundo Verde e tem sido implementado gradativamente no local, em função do cronograma de entregas de novas luminárias pela empresa vencedora da licitação.
A substituição das antigas luminárias a vapor de sódio por luminárias de LED melhora a segurança no tráfego de pedestres e veículos e uniformiza a iluminação, evitando a ocorrência de sombras acentuadas. Com um alto nível do Índice de Reprodução de Cor (IRC), a tecnologia fornece uma percepção mais apurada em relação às cores reais dos objetos. Segundo a PU, isso se traduz em qualidade de iluminação e, consequentemente, em maior qualidade nas imagens captadas pelas câmeras de segurança do campus.
Além da implementação de tecnologia LED, o novo modelo de iluminação instalará um sistema de telegerenciamento para controlar e monitorar redes da iluminação pública. Esse sistema permite administrar as luminárias individualmente ou em grupo. Assim, será possível ter acesso à condição de cada ponto de iluminação, com informações de consumo, tempo de uso, ocorrências de defeitos, parâmetros elétricos de funcionamento etc.
A nova aquisição permite ainda atuar diretamente no funcionamento do ponto de iluminação, com acionamento ou desligamento da luminária e controle do fluxo luminoso. Com a tecnologia das luminárias de LED, também é possível diminuir a potência individual das lâmpadas de 250W para 180W sem prejuízos à iluminação pública, o que gera uma redução de quase 82.000W no consumo de energia em todo o sistema – uma economia de cerca de 28%.
“Além de possibilitar a redução no consumo de energia, a iluminação de maior qualidade permite o aumento da visibilidade – tanto no trânsito de veículos e pedestres quanto para as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO/UFRJ). Consequentemente, isso aumenta a segurança do corpo social. O uso da tecnologia de LED também é ambientalmente sustentável: mais segura, mais durável e menos poluente. E ainda vamos evitar o desperdício e auxiliar os centros universitários da UFRJ a aumentar a sensação de segurança nos estacionamentos fechados sob suas responsabilidades, doando a esses locais as antigas luminárias de vapor de sódio de 250W, que já foram retiradas e estão em perfeito estado de funcionamento. A UFRJ e a comunidade acadêmica só têm a ganhar com a instalação do novo sistema público de iluminação e eu agradeço muito os esforços de todos os envolvidos para que isso esteja acontecendo, especialmente à Coordenação de Infraestrutura Urbana e à Divisão de Elétrica Urbana, que tem trabalhado diariamente e com muito empenho neste projeto”, destacou Marcos Maldonado, prefeito universitário.