Principal campus da UFRJ, Fundão ganha novo sistema de iluminação

Instalação de luminárias de LED irão modernizar a estrutura de iluminação e aumentar a eficiência energética

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Novo sistema de iluminação em LED na Cidade Universitária | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Após diversas reclamações de alunos, professores e demais frequentadores da Cidade Universitária, o campus do Fundão, na Ilha do Governador, ganhou um novo sistema de iluminação pública da UFRJ. O projeto, que teve início em 2022, é uma colaboração técnica entre a PU e o Fundo Verde e tem sido implementado gradativamente no local, em função do cronograma de entregas de novas luminárias pela empresa vencedora da licitação.

A substituição das antigas luminárias a vapor de sódio por luminárias de LED melhora a segurança no tráfego de pedestres e veículos e uniformiza a iluminação, evitando a ocorrência de sombras acentuadas. Com um alto nível do Índice de Reprodução de Cor (IRC), a tecnologia fornece uma percepção mais apurada em relação às cores reais dos objetos. Segundo a PU, isso se traduz em qualidade de iluminação e, consequentemente, em maior qualidade nas imagens captadas pelas câmeras de segurança do campus.

Além da implementação de tecnologia LED, o novo modelo de iluminação instalará um sistema de telegerenciamento para controlar e monitorar redes da iluminação pública. Esse sistema permite administrar as luminárias individualmente ou em grupo. Assim, será possível ter acesso à condição de cada ponto de iluminação, com informações de consumo, tempo de uso, ocorrências de defeitos, parâmetros elétricos de funcionamento etc.

A nova aquisição permite ainda atuar diretamente no funcionamento do ponto de iluminação, com acionamento ou desligamento da luminária e controle do fluxo luminoso. Com a tecnologia das luminárias de LED, também é possível diminuir a potência individual das lâmpadas de 250W para 180W sem prejuízos à iluminação pública, o que gera uma redução de quase 82.000W no consumo de energia em todo o sistema – uma economia de cerca de 28%.

Advertisement

Além de possibilitar a redução no consumo de energia, a iluminação de maior qualidade permite o aumento da visibilidade – tanto no trânsito de veículos e pedestres quanto para as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO/UFRJ). Consequentemente, isso aumenta a segurança do corpo social. O uso da tecnologia de LED também é ambientalmente sustentável: mais segura, mais durável e menos poluente. E ainda vamos evitar o desperdício e auxiliar os centros universitários da UFRJ a aumentar a sensação de segurança nos estacionamentos fechados sob suas responsabilidades, doando a esses locais as antigas luminárias de vapor de sódio de 250W, que já foram retiradas e estão em perfeito estado de funcionamento. A UFRJ e a comunidade acadêmica só têm a ganhar com a instalação do novo sistema público de iluminação e eu agradeço muito os esforços de todos os envolvidos para que isso esteja acontecendo, especialmente à Coordenação de Infraestrutura Urbana e à Divisão de Elétrica Urbana, que tem trabalhado diariamente e com muito empenho neste projeto”, destacou Marcos Maldonado, prefeito universitário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Principal campus da UFRJ, Fundão ganha novo sistema de iluminação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui